O cardeal Angelo Becciu, que está sendo julgado por corrupção no Vaticano, gravou secretamente uma conversa telefônica com o papa Francisco.

Becciu foi substituto da secretaria de Estado da Santa Sé entre 2011 e 2018, ano em que o papa Francisco o criou cardeal e o nomeou prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cargo a que renunciou em 2020, por causa das acusações de corrupção contra ele.

Segundo o jornal espanhol ABC, Becciu gravou o papa Francisco sem seu conhecimento em julho de 2021 quando o papa se recuperava de uma cirurgia intestinal.

Na audiência de julgamento em que o cardeal italiano é acusado de ter cometido crimes financeiros desviando milhões de euros da Santa Sé, os repórteres foram convidados a sair da sala para reproduzir a gravação.

Os advogados que ouviram a gravação dizem que o cardeal Becciu pode ser ouvido pedindo ao papa que confirme sua autorização para pagar pela libertação de uma freira sequestrada na África.

Segundo os advogados, o papa pareceu confuso com a ligação de Becciu e pediu que ele lhe enviasse uma nota por escrito detalhando seu pedido.

Em 2020, a polícia do Vaticano descobriu que Becciu teria dado à empresária Cecilia Marogna mais de meio milhão de euros da Secretaria de Estado da Santa Sé e que teriam sido gastos em artigos de luxo.

Stefano de Santis, um dos principais investigadores da gendarmaria vaticana, disse que o cardeal italiano teria "implorado" a ele para não tornar público esse crime e evitar que sua família fosse prejudicada. Ele também teria prometido devolver o dinheiro.

Por sua vez, Becciu afirma em sua defesa que os pagamentos correspondem a negociações secretas para libertar uma freira colombiana sequestrada na África, e que o papa Francisco teria conhecimento desses movimentos.

Confira também: