“Espero de todo coração, queridos irmãos e irmãs, que o Congresso Eucarístico de Recife seja ponto de partida de um renovado ardor missionário, levando a boa nova a todos os ambientes da sociedade brasileira”, disse o papa Francisco em carta ao 18º Congresso Eucarístico Nacional, que acontece de 11 a 15 de novembro, na arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

A carta do papa Francisco foi destinada ao seu enviado especial ao congresso, o bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, cardeal António Marto. O texto foi lido no início da missa de abertura do evento, na sexta-feira (11), na área externa do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Francisco escreveu que com esta “mensagem” queria que chegasse sua “saudação” e sua “proximidade espiritual” a todos que fossem “celebrar o 18º Congresso Eucarístico Nacional”.

O papa disse que “foi motivo de alegria” para ele “ver o tema escolhido para o Congresso: ‘Pão em todas as mesas’, que recorda a todos a conexão profunda entre a presença do Senhor na Eucaristia e a sua identificação com aqueles a quem falta o pão de cada dia, como Ele mesmo nos recorda: ‘Eu estava com fome e me destes de comer’”.

“Com efeito, o pão da vida que recebemos na comunhão Eucarística deve impulsionar-nos a ir às periferias existenciais, ao encontro daqueles que passam fome, que são marginalizados, descartados pela sociedade, a fim de que, como nas primeiras comunidades cristãs, o pão seja repartido com alegria e não haja necessitados entre nós”, destacou Francisco.

O Congresso Eucarístico Nacional deixará como legado a Casa do Pão, um local que prestará à população carente serviços psicológicos, jurídicos, de saúde e qualificação profissional. A inauguração será amanhã (15), às 9h, seguida de um almoço com pessoas em situação de rua.

Em sua mensagem ao congresso, o papa ressaltou que a sua vontade é “que a Casa do Pão, fruto concreto deste encontro, seja sempre um lugar de acolhida, onde os nossos irmãos mais necessitados possam encontrar não somente o pão material, mas também o pão da Palavra de Deus, anunciada com alegria e com entusiasmo”.

Ao final da carta, Francisco confiou o Congresso e o povo brasileiro “aos cuidados de Nossa Senhora do Carmo, co-padroeira de Recife”. “E como penhor de abundantes graças celestes, envio de bom grado a minha bênção a todos os participantes no Congresso Eucarístico Nacional pedindo que continuem a rezar por mim”, concluiu o papa.    

Durante a missa de abertura do congresso, o cardeal António Marto manifestou o abraço e a bênção do papa Francisco aos participantes e disse que “o Congresso Eucarístico representa um momento importante para o vosso caminho de Igreja no Brasil”.

O cardeal Marto também destacou o tema do evento, “pão em todas as mesas”. Segundo ele, é um tema voltado a todos, inclusive a “humanidade provada no trauma de uma pandemia, dilacerada pelo drama de uma terceira guerra mundial em episódios de efeitos globais de migração forçada”.

“Saboreamos essa Eucaristia com fervor, alegria e gratidão para que o dom que nos é oferecido no sacramento possa ser verdadeiramente colhido na nossa vida e possa dar frutos abundantes de graça e de esperança a este mundo e a este tempo difíceis”, incentivou o representante do papa.

Participaram da celebração de abertura do Congresso cerca de 10 mil pessoas. Celebraram com o cardeal Marto o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal dom Odilo Pedro Scherer, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, seu auxiliar, dom Limacêdo Antônio da Silva, e o presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa. Também estiveram presentes cerca de 180 bispos, mil sacerdotes e vários seminaristas, diáconos e religiosos.

 

Confira também: