Em vista do Dia Mundial dos Pobres 2022, o papa Francisco abençoou hoje (9) a escultura "Abrigo”, que convida as pessoas a cuidar das pessoas em situação de rua.

O Dia Mundial dos Pobres foi criado pelo papa Francisco em sua Carta Apostólica, Misericordia et Misera, publicada em 20 de novembro de 2016, no final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Desde 2017, todos os anos celebra-se no 33º Domingo do Tempo Comum.

A escultura “Abrigo” promove a “Campanha das 13 Casas” da Família Vicentina e busca concretamente oferecer “ajuda material e espiritual às pessoas que sofrem de falta de moradia em todo o mundo”.

“Abrigo” é uma escultura em bronze do artista canadense Timothy Schmalz. A obra mostra em tamanho real uma pessoa em situação de rua coberta por uma manta, puxada por uma pomba em voo.

Schmalz disse à ACI Prensa que procurou “destacar a situação dos sem-teto, oferecer-lhes conforto e promover soluções práticas como a Campanha 13 Casas da Família Vicentina”, presente em 60 países, com 92 projetos, 2.311 casas construídas e 8.643 pessoas beneficiadas.

Schmalz é também o autor da ecultura Angels Unawares (Anjos sem o saber), sobre migrantes e refugiados, que está na praça de São Pedro desde 2019.

No final da Audiência Geral na praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco abençoou e entregou esta estátua à FamVin Homeless Alliance (FHA) da Família Vicentina, com o objetivo de ajudar as missões que fazem em favor das pessoas em situação de rua em todo o mundo.

O padre Tomaž Mavrič, superior-geral da Congregação da Missão de são Vicente de Paulo, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que o encontro desta quarta-feira com o papa foi "muito emocionante". Ele exortou a continuar com sua missão caritativa no mundo e disse-lhes "vocês têm que continuar trabalhando neste caminho".

O padre cumprimentou o papa Francisco junto com uma pequena delegação na qual também estava a superiora-geral das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a irmã Françoise Petit.

Tomaž Mavrič disse à ACI Prensa que ainda não definiram o local onde colocarão esta escultura e disse que têm o projeto de fazer outras réplicas para colocá-las simbolicamente em diferentes cidades do mundo para que “seja um convite que pede ajuda”.

Um código QR será posto em cada escultura para que as pessoas possam conhecer mais sobre o trabalho que a Família Vicentina faz em prol dos sem-teto e possam eventualmente ajudar com uma doação.

Confira também: