“Mudança não significa se alinhar com a moda do momento, mas converter o modo de ser e de pensar, começando com uma atitude de surpresa com o que não muda e ainda assim é sempre novo”, disse o papa Francisco hoje (31) ao receber na sala do Consistório os membros da Coordenação das Associações para a Comunicação, por ocasião dos 25 anos de sua fundação.

Para o papa, a “surpresa é o antídoto contra o hábito repetitivo e a autorreferencialidade. A surpresa leva para frente, faz mudar, faz caminhar. O costume é repetitivo e a autorreferencialidade faz olhar para si mesmo”.

Francisco exortou a refletir sobre a missão da Copercom, órgão apoiado pela secretaria geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), uma vez que “os processos de comunicação mudam contínua e rapidamente, e isto requer ‘algo mais’ no planejamento e na visão”.

Entre esses objetivos, o papa se referiu às mudanças, dizendo que a humanidade vive um momento em que estas estão ocorrendo rapidamente, transformando "o modo de viver, de se relacionar, de comunicar e elaborar o pensamento, de relacionar-se entre as gerações humanas e de compreender e viver a fé e a ciência".

Francisco exortou os comunicadores a não terem medo de se deixar "desafiar pelos desafios e oportunidades que o tempo presente propõe".

Depois de se referir às inovações tecnológicas, o papa Francisco disse que “a mudança, para ser enfrentada e gerida de forma frutífera, requer uma boa capacidade educativa e formativa”.

O papa Francisco concluiu exortando a cultivar o encontro, a escuta e a palavra. "É uma espécie de ABC de um bom comunicador".

Confira também: