O Conselho de Chefes de Igrejas Católicas na Terra Santa exigiu uma investigação urgente sobre o ataque de sexta-feira (28) à Igreja Ortodoxa Grega “Pais e Avós” em Beit Sahour, Palestina, e pediu às autoridades que levem os responsáveis ​​à justiça.

Na noite da última sexta-feira (28), um grupo de homens apedrejou a igreja quando a comunidade organizava uma exposição para os jovens. Nas redes sociais há vídeos que documentam o momento do ataque e uma multidão em frente à porta da igreja.

Na manhã de sábado (29), Theodosios (Atallah Hanna), o arcebispo ortodoxo grego de Sebastia, fez um comunicado sobre o ataque.

“Expressamos nosso descontentamento, rejeição e condenação pelo que aconteceu ontem à noite em Beit Sahour. Este é um fenômeno sem precedentes nesta cidade, que se caracteriza pela unidade de seus filhos e suas firmes posições nacionais”.

Depois de emitir uma declaração, o Conselho de Chefes de Igrejas Católicas na Terra Santa também condenou o ataque a igrejas e santuários religiosos na Terra Santa.

“Ontem à noite, um grupo de homens lançou pedras ao templo que fica a leste de Belém após uma briga entre jovens. Condenamos este ataque e exigimos que a Autoridade Palestina leve os agressores à justiça o mais rápido possível", diz o comunicado.

O Conselho prestou “homenagem a todos aqueles que vieram ao local, de diferentes religiões e famílias, e fizeram tudo o que estava ao alcance para tentar proteger a igreja dos atacantes”.

“Esperamos que incidentes semelhantes não ocorram no futuro e pedimos a todos que mantenham as casas de culto longe de qualquer disputa”, acrescentou o comunicado.

A Igreja Ortodoxa Grega "Pais e Avós" divulgou um comunicado agradecendo a todos que responderam ao chamado para se unirem à sua igreja e defendê-la.

A mensagem falou da necessidade de respeitar a santidade da igreja e preservar o tecido social e nacional em Beit Sahour. As autoridades eclesiásticas falaram de seu direito legal de abrir um processo judicial contra os agressores.

Confira também: