“Quais regras da comunidade do YouTube são violadas, por exemplo, pela Adoração ao Santíssimo Sacramento?”, perguntouo o diretor geral da EWTN Polônia, padre Piotr W. Wiśniowski, ao YouTube, depois que a plataforma de vídeos removeu o canal.

Em comunicado divulgado ontem (24), a EWTN Polônia denunciou a decisão injustificada do YouTube contra seu canal, que tinha 4,5 mil, mais de 146 mil inscritos e reunia quase um milhão de pessoas todos os meses na transmissão da adoração eucarística.

Depois de fechar o canal sem aviso prévio, o YouTube deu várias e contraditórias explicações à EWTN Polônia, que vão desde a suposta "violação das regras da comunidade" até "tomada de controle (por terceiros) de uma conta Google para enviar SPAM".

Padre Wiśniowski publicou uma carta intitulada “Os direitos de liberdade e democracia são respeitados no YouTube?”. Segundo o sacerdote, o canal EWTN Polônia vem postando conteúdo na plataforma há quatro anos.

O padre destacou que a EWTN Polônia é "a filial nacional da maior rede de mídia católica, a Eternal Word Television Network, que possui estruturas em todos os continentes".

“Eu mesmo sou usuário do YouTube desde 2007, então este ano estou comemorando algo como o 15º aniversário da minha associação a esta plataforma”, continuou.

O Diretor Geral da EWTN Polônia observou que, “como um usuário de longa data do espaço virtual e um homem criado com base nos princípios de liberdade e democracia, estou desapontado com a política do YouTube”.

“Sou católico, sou padre e creio nos valores que fluem diretamente da Palavra de Deus contida na Bíblia”, disse. Em seguida, comentou que sente “uma necessidade pessoal de oração diária (especialmente a Eucaristia), adoração ao Santíssimo Sacramento e conversas sobre questões que constroem minha identidade cristã e católica”.

Além disso, afirmou, tem interesse em "questões relacionadas à família, à dignidade da pessoa, à proteção da vida humana desde a concepção até a morte natural e muitas outras questões promovidas pela doutrina social católica".

"É exatamente isso que a televisão católica EWTN é", expressou.

"Os pensamentos orientadores desta emissora estão estritamente direcionados às necessidades espirituais e intelectuais dos telespectadores em todo o mundo e que, afinal, provavelmente são em sua maioria membros da comunidade da Igreja Universal", acrescentou.

Padre Wiśniowski disse que é por isso que sente “profunda frustração e desamparo diante de um censor anônimo que usa a ferramenta YouTube, que mais uma vez, de uma forma completamente incompreensível, desativa o trabalho de nosso canal de televisão EWTN Polônia”.

O padre polonês também destacou que tanto essa censura quanto uma tentativa anterior de fechar o canal ocorrem em "um momento muito simbólico para os católicos na Polônia".

“A saber, a primeira tentativa de nosso bloqueio ocorreu na véspera da Festa da Misericórdia, e agora está acontecendo no dia da celebração litúrgica de são João Paulo II”, em 22 de outubro, disse.

O Diretor Geral da EWTN Polônia expressou dúvidas de que essa censura “seja apenas uma coincidência e não um ato deliberado dos que estão por trás da operação desta plataforma no ciberespaço”.

Ao finalizar sua mensagem, padre Piotr W. Wiśniowski pediu a "todos os círculos católicos, especialmente os meios de comunicação, que se solidarizem com nossa televisão EWTN Polônia, apoiem-na espiritualmente e expressem seu descontentamento com a situação".

Confira também: