A série ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder’ é "ruim no sentido mais profundo" do termo, disse o padre Antonio Izquierdo Sebastianes, da diocese de Getafe, na Espanha.

Em um artigo intitulado “Uma série para desagradar todos nós…”, publicado em Religión En Libertad, o padre disse que na série produzida pela Amazon “não há adaptação” da obra do escritor inglês J.R.R. Tolkien.

É "uma tal transformação da história, tal distorção dos personagens canônicos que aparecem, tal omissão dos que não deveriam faltar, e tal deturpação da maioria dos fatos que são narrados, que dizer que esta série é baseada – mesmo que distantemente inspirada – em Tolkien é inadmissível e até capaz de irritar quem ama a obra do Professor”.

"Quando em sua carta 142, Tolkien reconhece ter descoberto, ao revisá-la, que sua obra é fundamentalmente 'religiosa e católica', afirma que 'o elemento religioso é absorvido na história e no simbolismo'. Se a história é mudada e os símbolos são alterados, a obra é profanada”, disse padre Izquierdo Sebastianes.

A primeira temporada de ‘O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder’, com oito episódios, foi concluída em 14 de outubro deste ano. A segunda temporada já está em fase pré-produção.

Depois de criticar mudanças radicais em personagens como Galadriel, o padre espanhol alertou que se observa na série “uma inclusão ideológica forçada”.

"Não me surpreenderia se, como já aconteceu com vários vilões clássicos (Malévola, Cruela, Coringa...), acabemos justificando a maldade de Sauron – o vilão por excelência da Segunda Era, e oculto até agora na série – como resultado de uma sociedade heteropatriarcal”, disse.

O padre disse que algumas pessoas vêm dizendo a ele que, por causa da série, " começaram a ler a obra" de Tolkien. “Deve-se celebrar” que a série ‘O Senhor dos Anéis’ “não serviu apenas para desagradar a todos”.

Confira também: