O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, disse que seria muito importante um encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Joe Biden para pôr fim à guerra na Ucrânia. A ideia foi aventada pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, segundo quem Putin estaria disposto a se encontrar com Biden.

“Todos na comunidade internacional devemos dar um passo e os americanos, por sua importância, devem fazer todo o possível, acredito que o fim da guerra passa por esse diálogo”, disse Parolin, em Roma ao comentar o encontro que teve com o ministro Lavrov em 22 de setembro, durante a cúpula da ONU.

"Muitas instituições querem fazer alguma coisa, esperamos que chegue a hora de realmente parar a guerra e ter um cessar-fogo", acrescentou. “Está na natureza das coisas que a guerra deve terminar e como pode terminar se não se chega a um acordo? Espero que esse momento chegue o mais rápido possível”.

O secretário de Estado da Santa Sé também conversou em março com o chanceler russo, Sergei Lavrov, para lhe transmitir o desejo do papa Francisco de pôr fim à guerra na Ucrânia.

Durante a conversa telefônica, o cardeal falou do pedido de paz do papa Francisco e confirmou a disponibilidade da Santa Sé para fazer qualquer tipo de mediação entre a Ucrânia e a Rússia.

Confira também: