A arquidiocese de Arequipa, Peru, começou ontem (3) a etapa de formação das candidatas que vão entrar para a Ordem das Virgens e a Consagração das Viúvas.

O arcebispo de Arequipa, dom Javier del Río Alba, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que a criação desta ordem está de acordo com a instrução Ecclesiae Sponsae Imago, emitida pela Santa Sé em junho de 2018.

“Com o estabelecimento da Ordem das Virgens e a Consagração das Viúvas, estamos recuperando em nossa arquidiocese um dom que esteve muito presente nos primeiros tempos da Igreja, segundo os testemunhos das Sagradas Escrituras e dos Santos Padres”.

Dom Javier del Río Alba disse que esta Ordem “será para elas um meio de santificação e, ao mesmo tempo, a sua consagração resultará no bem comum da nossa Igreja particular e para além das nossas fronteiras”.

Qual é a função da Ordem das Virgens e a Consagração das Viúvas?

Segundo dom Del Río, as virgens e viúvas consagradas têm a função primordial de “rezar pelas necessidades da arquidiocese e, em particular, pelas intenções do arcebispo”.

Elas também “vão participar em várias dimensões do nosso ministério evangelizador, missionário e caritativo, cada uma segundo a sua situação e carisma pessoal”.

“As virgens e viúvas consagradas serão também um sinal visível da Igreja-Esposa de Cristo. Com elas se configurará melhor a fisionomia de nossa Igreja particular. Como disse o papa Bento XVI, podem ser estrelas que orientem o caminho do mundo e tornam presente, a todos, a transitoriedade das realidades terrenas e a antecipação dos bens futuros”, concluiu.

Como participar da formação?

O ciclo propedêutico acontecerá todas as segundas-feiras, de 18h30 às 20h30 de 3 de outubro a 19 de dezembro.

Os encontros acontecerão no auditório da paróquia São João Batista de Yanahuara e serão dirigidos, em coordenação com dom Del Río, por Germán Sánchez Griese, membro consagrado da Federação Regnum Christi e doutor em Teologia da Vida Consagrada.

Del Río convida as viúvas e mulheres que nunca se casaram nem tiveram uma vida pública manifestamente contrária à castidade, a participar deste processo de discernimento para sua possível consagração ao Senhor como se fazia nos primeiros tempos da Igreja.

Confira também: