O papa Francisco nomeou o bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, cardeal António Marto, seu enviado especial ao XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será de 11 a 15 de novembro na arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

Dom António Augusto dos Santos Marto nasceu em 5 de maio de 1947, em Tronco, concelho de Chaves, Portugal. Em 7 de novembro de 1971, foi ordenado padre. Em novembro de 2000, foi nomeado bispo auxiliar de Braga e recebeu a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2001. Em 2004, foi nomeado bispo de Viseu e, em 2006, bispo de Leiria-Fátima. Exerceu essa função até de 2022, quando teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

Como bispo de Leiria-Fátima, recebeu dois papas no santuário de Fátima: em 2010, o papa Bento XVI e, em 2017, o papa Francisco, na celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Naquela ocasião, foram canonizados os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

Dom Marto foi criado cardeal pelo papa Francisco no consistório de 28 de junho de 2018.

O Congresso Eucarístico Nacional estava marcado, inicialmente, para 2020. Mas, foi adiado duas vezes por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas. O evento terá como tema “Pão em todas as mesas”, e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles” (cf. At 2,45-47).

Como legado, o Congresso deixará a Casa do Pão, um local que prestará à população carente serviços psicológicos, jurídicos, de saúde e qualificação profissional.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia.

No Brasil, o primeiro Congresso Eucarístico Nacional aconteceu em 1933, em Salvador (BA). O último foi realizado em 2016, em Belém (PA), quando também se comemoraram os 400 anos da capital paraense. Em 2022 será a segunda vez que a arquidiocese de Olinda e Recife sediará o evento. A primeira foi em 1939, no episcopado de dom Miguel de Lima Valverde. Na época, o evento deixou como marco a construção da Igreja do Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na zona norte do Recife.

Confira também: