O físico brasileiro José Nelson Onuchic foi nomeado para a Pontifícia Academia das Ciências. Amanhã (10) ele receberá do papa Francisco as insígnias.

Onuchic nasceu em São Paulo e faz pesquisa em biofísica molecular, química da matéria condensada e redes genéticas.

Onuchic recebeu um Beckman Young Investigators Award em 1992, que é um prêmio de apoio à pesquisa a membros do corpo docente mais promissores nas pesquisas científicas e da vida. Tornou-se membro da Sociedade Americana de Física em 1995, da Academia Americana de Artes e Ciências em 2009 e da Sociedade de Biofísica em 2012. Também foi membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos em 2006 e da Academia Brasileira de Ciências em 2009. Atualmente ele é co-diretor do Centro de Biologia-Física Teórica da Rice University, nos Estados Unidos.

Onuchic passa a ser o segundo membro da Academia Pontifícia para as Ciências, ao lado do físico Vanderlei Bagnato, da Universidade Federal de São Carlos.

Os membros da Pontifícia Academia das Ciências estão reunidos desde o dia 8 de setembro na Casina Pio IV, nos Jardins Vaticanos, onde debatem o tema “Ciência básica para o desenvolvimento humano, a paz e a saúde planetária".