“Que Ela (Nossa Senhora), a primeira e perfeita discípula do Senhor, nos ajude a seguir o exemplo e a santidade de vida de João Paulo I”, disse o papa Francisco antes de rezar o Ângelus de hoje (4), na missa de beatificação de João Paulo I.

João Paulo I morreu em 28 de setembro de 1978, apenas 33 dias após sua eleição, tornando-se um dos pontificados mais curtos da história.

O seu curto pontificado e as declarações de alguns autores geraram uma série de mitos sobre sua morte.

Na véspera da beatificação, a especialista na vida de João Paulo I e vice-postuladora de sua causa, Stefania Falasca, destacou que Albino Luciani morreu de causas naturais, o que é comprovado por documentação médica.

O sobrinho do papa João Paulo I, Edoardo Luciani, explicou que não houve conspiração para matar seu tio, mas que isso foi uma invenção que o americano David A. Yallop incluiu em um livro seu em inglês.

Antes de terminar a missa de beatificação de João Paulo I na praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco cumprimentou os mais de 25 mil fiéis presentes.

"Saúdo a todos vocês peregrinos, especialmente os fiéis de Veneza, Belluno e Vittorio Veneto, lugares ligados à experiência humana, sacerdotal e episcopal do Beato Albino Luciani", disse Francisco.

“E agora nos dirigimos em oração à Virgem Maria, para que ela possa obter o dom da paz em todo o mundo, especialmente na Ucrânia martirizada", exortou Francisco.

Confira também: