O sacerdote brasileiro Alexandre Awi Mello, de 51 anos, foi eleito superior-geral do Instituto Secular Padres de Schoenstatt. Padre Awi desenvolverá sua nova função em paralelo com as atividades que exerce na Santa Sé, como secretário do dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

A eleição de padre Awi Mello aconteceu durante o sexto capítulo geral do Instituto Secular Padres de Schoenstatt, reunido desde o dia 3 de agosto. Além do brasileiro, foram eleitos os membros do Conselho Geral do Instituto: o chileno padre Ignacio Camacho como primeiro conselheiro, o português padre Francisco da Cruz Sobral como responsável geral das comunidades livres, o indiano padre Joy Puthussery e o polonês padre Arkadiusz Sosna como conselheiros. Todos terão mandato de seis anos.

“Um novo começo dá razão para esperança. Agradeço ao meu predecessor padre Juan Pablo Catoggio e seu conselho por seus muitos anos de dedicação e empenho. Obrigado pelas orações de todos que estão conosco em nossa jornada. Finalmente, agradeço também aos confrades da minha comunidade pela confiança, bem como pela disponibilidade dos novos membros da direção, com os quais olho para o futuro com alegria e confiança. Peço à nossa Mãe e Rainha que implore por nós e por toda a Família de Schoenstatt a verdadeira vida que vem de Cristo”, disse padre Awi em mensagem após a eleição.

Padre Alexandre Awi Mello nasceu em 17 de janeiro de 1971 no Rio de Janeiro (RJ) e foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 2001, como membro do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile e posteriormente mudou-se para a Alemanha para continuar seus estudos. É doutor em Mariologia pela Universidade Dayton, nos Estados Unidos.

Desempenhou vários cargos pastorais dentro do Movimento Apostólico de Schoentatt no Brasil. Foi professor de Teologia Pastoral e Sistemática em Londrina (PR), no Instituto Paulo VI, e na Pontifícia Universidade do Paraná.

Em maio de 2017, o papa Francisco o nomeou secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, função que exerce até hoje. Foi padre sinodal da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre “Jovens, Fé e Discernimento Vocacional”, que ocorreu no Vaticano de 3 a 28 de outubro de 2018. Em novembro de 2020, o papa nomeou padre Awi Mello conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Segundo o Instituto Secular Padres de Schoenstatt, o novo conselho geral e os membros do capítulo geral serão recebidos em audiência privada pelo papa Francisco no próximo dia 1º de setembro.

Confira também: