Jordi Sabaté Pons sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) há mais de sete anos e luta incansavelmente contra a eutanásia na Espanha. Para ele, "a morte nunca é a solução para ninguém".

"Na Espanha, há alguns meses foi aprovada a lei da eutanásia e eu acho que é uma atrocidade e um crime contra a vida que essa lei tenha sido aprovada sem que os doentes terminais ou 100% deficientes sejam ajudados a optar pela vida", disse Sabaté em entrevista concedida à EWTN Notícias.

A lei da eutanásia entrou em vigor na Espanha em 25 de junho de 2021 e foi muito criticada, principalmente pela Igreja Católica do país.

Sabaté, de 38 anos, disse que "a morte nunca é a solução para um doente nem para ninguém" e que, segundo a sua experiência, "a grande maioria dos doentes quer viver, mas por falta de recursos e esperança são obrigados a morrer".

“No meu caso tenho que pagar mais de 6 mil euros por mês (cerca de R$ 32,4 mil) para me manter vivo, pagando o meu suporte de vida domiciliar. Se eu não tivesse a sorte de ter parentes que pagam pelos meus cuidados, estaria morto hoje, mesmo se quisesse viver", explicou.

Sabaté se movimenta em uma cadeira especial e é ajudado por uma máquina que converte em voz o que ele dita com o movimento dos olhos. A ELA é uma condição neurodegenerativa e muscular que paralisa todos os músculos do corpo, incluindo os músculos que nos permitem comer, falar e respirar.

Em 25 de junho, Sabaté ganhou um prêmio da plataforma HazteOír por seu incansável trabalho para melhorar a situação das pessoas com ELA em seu país.

Em 21 de junho, Sabaté ajudou a promover uma campanha para exigir que o governo da Espanha ponha em vigor a Lei ELA, que garante que nenhum paciente com essa condição morra sem os cuidados médicos necessários por falta de recursos.

"A sociedade não está adaptada, em geral, às pessoas com deficiência que têm necessidades de vida e eu luto por isso", disse.

Sobre sua vida de fé, Sabaté disse que tem fé em Cristo desde que tem uso da razão.

“Eu sempre vi o cristianismo como saudável e gentil. Para mim, Deus está sempre ao nosso lado nos momentos bons e ruins. Eu nunca acreditei em Deus para que coisas ruins não acontecessem comigo, mas acredito n’Ele como companheiro de vida”, disse.

Sabaté disse ainda que sempre "amou a vida" e que "vive o agora com a máxima intensidade".

“Sempre tive consciência de que a vida é um presente maravilhoso e estando vivo há sempre coisas para desfrutar. Não posso fazer muitas coisas, mas aprecio o que ainda posso fazer e isso me deixa muito feliz", disse ele na entrevista.

Jordi Sabaté começou uma campanha através da plataforma HazteOír para exigir ao governo de Pedro Sánchez que entre em vigor a "Lei ELA", que permitirá que as pessoas com esta doença tenham os cuidados médicos que merecem e não sejam empurradas para a eutanásia. Para participar, você pode clicar AQUI.

Confira também: