O papa Francisco nomeou frei John Dunlap lugar-tenente do grão-mestre da Ordem de Malta.

Num comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, lê-se que "neste momento difícil, também devido à morte prematura do lugar tenente do grão-mestre, fra Marco Luzzago, o papa Francisco nomeou, portanto, um novo lugar tenente do grão-mestre, frei John Dunlap".

Segundo o comunicado, o novo lugar tenente “trabalhará em estreita colaboração com o delegado especial, cardeal Silvano Tomasi, na preparação do Capítulo Geral Extraordinário”.

“A decisão do Santo Padre de nomear um membro eleito para o atual Conselho Soberano expressa o desejo e a necessidade de assegurar um espírito de continuidade e comunhão fraterna no governo da Ordem”, a Santa Sé.

"Após os acontecimentos de fevereiro e março de 2022, entre o final de agosto e o início de setembro, o papa convocará uma reunião do Grupo de Trabalho Conjunto para novas comunicações sobre a próxima celebração do Capítulo Geral Extraordinário".

 

Fra John Dunlap, canadense de Ottawa, ex-advogado internacional e membro do Conselho Soberano, prestou o juramento na manhã de hoje na Igreja de Santa Maria de Aventino, em Roma, após o funeral de seu predecessor, frei Marco Luzzago.

A Soberana Ordem Militar e Hospitaleira de São João de Jerusalém, de Rodas e de Malta, mais conhecida como Ordem de Malta, é uma ordem religiosa católica e leiga fundada em Jerusalém por volta do ano 1050.

A principal missão da Ordem de Malta, diz o site, “é ajudar as pessoas vítimas de conflitos armados e desastres naturais, oferecendo assistência médica, atendendo os refugiados e distribuindo remédios e material básico de sobrevivência”.

O lugar tenente tem a autoridade máxima e, junto com o Conselho Soberano, promulga as disposições legislativas não previstas na Constituição, adota decisões governamentais e ratifica acordos internacionais.

Confira também: