O diretor da Ordem de Malta, o médico italiano frei Marco Luzzago, morreu em decorrência de uma doença repentina segundo comunicado da ordem divulgado ontem (7). Luzzago, que liderou a instituição nos últimos dois anos, morreu aos 71 anos em Villa Ciccolini, província de Macerata, Itália.

Em 8 de novembro de 2020, Luzzago foi eleito lugar tenente do grão-mestre, cargo que tradicionalmente é vitalício, mas que Luzzago assumiu por um ano até a eleição do novo grão-mestre.

O papa Francisco estendeu o mandato de Luzzago, em meio a um processo de reforma constitucional da ordem iniciado em 2017 por ordem do próprio papa. O processo teve início com a renúncia do então grão-mestre frei Matthew Festing, que morreu em 2021 aos 71 anos.

O sucessor de Festing, Giacomo dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, morreu em abril de 2020, aos 75 anos.

O comunicado da morte de Luzzago anunciou ainda que Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas-Boas, 83 anos, assumirá temporariamente as funções de chefe da Ordem de Malta.

“Segundo o artigo 17 da Constituição da Ordem Soberana de Malta, o grão-comendador, fra’ Ruy Gonçalo do Valle Peixoto de Villas-Boas assumiu as funções de tenente Interino e continuará sendo chefe da Ordem Soberana até a eleição do novo chefe da Ordem", diz o comunicado.

Confira também: