Curitiba recebe em abril a Escola de Teologia do Corpo (TdC) realizada pelo Centro de Estudos Imago Dei. Serão quatro encontros sobre a obra de são João Paulo II sobre a sexualidade humana.

Os ensinamentos do papa sobre o corpo foram proferidos ao longo de 129 catequeses entre os anos de 1979 e 1984 durante as audiências gerais de quarta-feira. A TdC busca responder a duas perguntas centrais: “Quem sou eu?” e “Como eu faço para ser feliz?”.

Uma vez que estes questionamentos perpassam o coração de toda pessoa humana, o conteúdo da TdC se torna concreto na vida de cada homem e de cada mulher, ajudando-os a compreender sua dignidade enquanto imagem e semelhança de Deus, a dignidade e a adequada vivência de sua sexualidade, bem como sua vocação ao amor e à comunhão. 

Laila Sousa, 37 anos, uma das idealizadoras do Centro de Estudos Imago Dei em Teologia do Corpo, afirma que “por apresentar uma visão integral do homem, aquilo que são João Paulo II ensinou por meio da teologia do corpo destina-se a todos os católicos, de qualquer idade e de qualquer estado de vida, que podem haurir os frutos de uma melhor compreensão sobre o valor e o mistério da pessoa humana”.

Sempre aos sábados, os encontros vão se aprofundar nas questões do homem original, homem histórico, homem escatológico, celibato pelo reino e matrimônio - sacramento primordial e questões atuais.

A fim de responder à pergunta “quem sou eu?”, são João Paulo II, partindo das palavras de Cristo nos Evangelhos, volta seu olhar para a pessoa humana em três momentos de sua existência. Primeiro, ele olha para o chamado “homem original”, isto é, o ser humano antes do pecado original, quando, vivendo em amizade com Deus, experimentava uma harmonia entre aquilo que é material e aquilo que é espiritual, e era capaz de ver o corpo como expressão visível da pessoa inteira.

Depois, ele analisa o “homem histórico”, cada um de nós hoje, que traz em si as desordens que são consequência do pecado original; especialmente, homem e mulher olham de forma fragmentada para a relação entre corpo e alma, e perdem de vista o pleno significado de sua corporeidade e de sua sexualidade.

São João Paulo II prossegue olhando para a perspectiva da redenção do corpo, possível a partir da realidade do mistério Pascal de Cristo e que traz a esperança do “homem escatológico”, chamado, em corpo e alma, à Vida Eterna.

Compreendendo sua real identidade, homem e mulher são capazes de compreender como encontrar a felicidade por meio da vivência de sua vocação - celibato ou matrimônio, estados de vida que se complementam e se iluminam mutuamente.

“É esse o itinerário que iremos percorrer ao longo da Escola de Teologia do Corpo, trazendo também como contraponto diversas questões atuais advindas de uma visão desordenada da pessoa, do corpo, do sexo e do amor humano”, explica Laila.

A parceria da Escola é feita com a Casa Pró Vida Mãe Imaculada, obra situada em Curitiba que trabalha para salvar gestantes e crianças em risco do aborto e que estabelece também um trabalho de difusão da cultura da vida por toda a região.

Os encontros acontecem aos sábados, tendo início em 2 de abril, das 14h às 18h, no auditório da paróquia São Jorge (Rua Itacolomi, 1840). O valor da inscrição é de R$ 149,90 (individual) e R$ 224,90 (casal). Mais informações pelo telefone (41) 99855-3570.