O terremoto de magnitude 6,8 que atingiu a Guatemala na quarta-feira causou a morte de três pessoas, afetou outras 30 mil e causou danos de “grande consideração” à igreja de São João Batista Amatitlán, um templo histórico com mais de 350 anos.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) informou que o terremoto ocorreu às 1h12 (hora local) em 16 de fevereiro, e foi percebido em todo o território guatemalteco. Também foi sentido no México e em El Salvador.

Em um comunicado oficial, a igreja localizada a 30 km da Cidade da Guatemala, informou em 16 de fevereiro que seu "templo histórico de São João Batista Amatitlán sofreu danos significativos, que já estão sendo avaliados por especialistas da área e nos próximos dias os respectivos relatórios serão divulgados”.

Imagens divulgadas pela agência de notícias espanhola EFE mostram o desabamento do telhado e várias rachaduras nas paredes do recinto.

Em seu comunicado, a administração da igreja afirmou que, de acordo com as recomendações das autoridades, o "templo paroquial permanecerá fechado até segunda ordem" e que, por enquanto, as missas serão celebradas no salão San Martin.

 

Em nome dos padres da igreja de São João Batista Amatitlán, o comunicado agradece "a todos os paroquianos pelos sinais de solidariedade recebidos nas últimas horas após o terremoto".

“Pedimos que continuem rezando por nós e confiamos em Deus para realizarmos em breve a reconstrução e restauração do nosso templo colonial que foi afetado, permaneçam firmes na fé”, conclui o comunicado.

A paróquia de São João Batista foi catalogada pelo Estado como Monumento Histórico do Período Hispânico da República da Guatemala.

Confira também: