“Pedimos à Virgem que nos ajude a ser comunidade. Mãe, ajuda-nos a ser comunidade, para que possamos sair ao encontro como comunidade. O encontro é sempre abrir-se aos outros, o oposto do encontro é fechar o coração. Mãe, faz com que não tenhamos o coração fechado, porque o egoísmo é uma traça que corrói o coração por dentro”, disse o papa Francisco em mensagem de vídeo enviada aos fiéis presentes no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França.

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, é o destino de milhões de peregrinos, especialmente para a gruta na qual Nossa Senhora apareceu a santa Bernadette Soubirus em 1858.

Os fiéis têm uma devoção especial a Nossa Senhora e à água de Lourdes. Tudo começou em 25 de fevereiro de 1858 quando Nossa Senhora disse a santa Bernadette: "Vá beber e se lavar na fonte" um convite "para todos os peregrinos até hoje".

“A água de Lourdes não deve ser confundida com água benta. É uma água normal, levemente calcária e comparável a qualquer outra água de nascentes próximas” que não possui virtude térmica ou propriedade específica, mas “é completamente independente do rio Gave de Pau e é levada por canais até uns reservatórios para alimentar as diferentes torneiras e piscinas”, descreve o site oficial do santuário.

Até hoje, são inúmeros os milagres ligados ao uso da água após as aparições da Virgem Maria desde 1858.

“Aparentemente, o meio mais frequente de cura é o uso da água da fonte, seja em aplicação direta, bebendo-a ou tomando banho nela. A Igreja Católica explica que Deus cura através dos elementos naturais e dos sacramentos, com a ajuda de Nossa Senhora e a oração dos cristãos.

Santa Bernadette Soubirous disse uma vez: "Esta água é considerada um remédio... mas é preciso ter fé e rezar: esta água não pode fazer nada sem fé!"

São João Paulo II instituiu há 30 anos a celebração do Dia Mundial do Doente na festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Em sua mensagem de hoje, o papa Francisco convidou a rezar a Nossa Senhora: "Ajuda-nos a ser comunidade que sai ao encontro de todos, sair para encontrar os outros, mas sair também para deixar-se encontrar"

Segundo o papa, "o encontro é recíproco, o encontro não é uma esmola, é colocar-se em jogo por uma ideia, é caminhar juntos, sair da solidão e do isolamento para estar junto com os outros, com os amigos, com a família, com o Povo de Deus, todos juntos em oração diante da Virgem”.

“Envio-lhes a minha bênção, que Jesus os abençoe muito, e que a Virgem os acompanhe pela mão. Boa festa!”, concluiu o papa na mensagem em vídeo.

Confira também: