O papa Francisco enviou uma carta à paróquia Nossa Senhora de Belém, em Porto Alegre (RS), pela conclusão da reforma e decoração artística do teto da igreja. Esta é apenas uma das etapas do processo de revitalização do tempo, que começou em 2016 e está previsto para ser concluído em 2026, quando a paróquia comemorará 150 anos.

Na mensagem, o papa, “associando-se espiritualmente às alegrias dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Belém, em Porto Alegre (RS), por ocasião das recentes obras de reforma do templo paroquial, saúda afetuosamente todos os membros que a compõem e anima-lhes a manterem-se fiéis aos valores cristãos recebidos dos antepassados, vendo neles o tesouro mais valioso de que gloriar-se junto dos contemporâneos e a herança mais preciosa a deixar aos vindouros”.

Em seguida, Francisco concede a todos a bênção apostólica, “enquanto invoca, por intercessão de Nossa Senhora de Belém, a abundância dos dons do Espírito Santo, sobre o arcebispo metropolitano, dom Jaime, o pároco, padre Tiago Francesco, os lares cristãos, movimentos e obras eclesiais e todos os fiéis dessa paróquia – para que, firmes na fé e na esperança, seja-lhes concedido aprofundar sua vida de união com Deus, perdoar e unir os homens entre si e prosseguir corajosa e santamente a obra de edificação dessa parcela do Corpo de Cristo”.

A carta do papa Francisco foi apresentada aos paroquianos no domingo, 23 de janeiro, durante missa de bênção inaugural presidida por dom Jaime Spengler.

A reforma do teto da igreja contou com melhorias estruturais, pintura de estrelas e nervuras neogóticas, emolduramentos, apliques e sanca em gesso, um grande lustre e uma nova iluminação indireta em led. Desde 2016, a revitalização do templo já contemplou a reforma interna da torre, a reforma da sacristia, secretaria, aquisição de uma grande cruz suspensa sobre o altar, pintura externa da igreja, aquisição de um órgão digital de tubos, instalação de oito vitrais neogóticos, restauração de imagens históricas e impermeabilização do telhado. Em 2020, foi concluída a decoração artística do presbitério no estilo neogótico.

Para os próximos anos, o trabalho de revitalização prevê a reforma e decoração artística das paredes laterais da nave central, coro, aberturas e instalação de novos vitrais, climatização interna.

Confira também: