O arcebispo de Concepción, Chile, dom Fernando Chomali, disse esperar que Gabriel Boric Font, o novo presidente eleito, “reconheça e valorize a alma religiosa do povo chileno”.

Gabriel Boric Font, candidato do partido da Convergencia Social apoio pela Frente Amplia e o Partido Comunista, venceu o segundo turno da eleição em 19 de dezembro.

Dos 15 milhões de eleitores chilenos, cerca de 8,27 milhões votar. Boric, que propôs a incorporação de uma perspectiva feminista transversal, a implementação de políticas como "aborto legal, livre, seguro e gratuito" e modificações na lei de identidade de gênero, teve 55,85% dos votos, cerca de 4,62 milhões de votos, contra 44,13% de Kast, cerca de 3,64 milhões de votos.

Dom Chomali disse ao jornal El Mercurio, em 20 de dezembro, que espera que Boric "reconheça o imenso trabalho que a Igreja e tantas outras instituições fazem". Que também valorize "a família como o lugar onde as pessoas aprendem a crescer" como tais numa "fonte insubstituível de felicidade".

 Que “promova decididamente os mais frágeis que estão no útero materno, na cama do hospital, na fronteira e sem documentos, na rua sem teto ou com alguma deficiência”.

Dom Chomali também exortou Boric a promover o trabalho, “porque é um caminho privilegiado para superar a pobreza que aflige tantos chilenos”.

“Espero que seja um exemplo de probidade e gere tudo o que é necessário para acabar com a corrupção, o clientelismo e as cotas de todos os tipos por ser uma importante fonte de injustiças”, acrescentou o arcebispo.

"Que jamais, em nenhuma circunstância, apoie a violência de qualquer forma, venha de onde vier”.

“Finalmente, espero que seu mandato presidencial corra bem”, concluiu dom Chomali.

A Conferência Episcopal do Chile (CECh) lembrou ao presidente eleito que o “país lhe expressou um voto de confiança e lhe confia uma grande missão, destinada a dirigir os destinos de nossa pátria como primeira autoridade e primeiro servidor”.

“Rogamos a Deus que lhe dê a sua sabedoria e a sua força, a que sem dúvida vai precisar”, afirmou a CECh. “A missão é sempre maior do que as nossas possibilidades e capacidades, mas confiamos que - com a colaboração dos cidadãos, o trabalho dos vários atores sociais e políticos e a força espiritual que vem da fé e das mais profundas convicções humanas – possa enfrentar a sua tarefa com generosidade, empenho e prudência”.

O próximo presidente, de 36 anos, sucederá Sebastián Piñera em março de 2022 e permanecerá até 2026. Em seu programa de governo, entre outras.

Boric terá de governar com um Senado majoritariamente de direita e uma Câmara dos Deputados com 44% de direitistas.

Confira também: