Hoje, dia em que a Igreja Católica Universal celebra a Virgem Maria de Loreto, o papa Francisco explicou qual é o significado da Santa Casa de Loreto, a casa em que Maria viveu e que foi transportada milagrosamente da Terra Santa para a Itália no século XIII.

“A Santa Casa de Loreto nos lembra que onde quer que estejamos, temos uma casa que protege as nossas raízes cristãs, e temos uma Mãe que cuida de nós. A casa é a Igreja e a Mãe é Maria. Com ela aprendemos acima de tudo a humildade, que é o caminho que leva ao céu”, disse o papa no dia 10 de dezembro.

Francisco encontrou-se na basílica de São Pedro com uma delegação da Aeronáutica Militar Italiana para a celebração do Jubileu Lauretano.

Antes do encontro com o papa, o grupo participou da missa de ação de graças no altar da Cátedra da Basílica celebrada pelo ordinário militar da Itália, dom Santo Marcianò.

No seu discurso de saudação, o papa recordou que a Igreja concluiu hoje o jubileu no santuário mariano de Loreto. “Segundo a antiga tradição bíblica, cada jubileu nos lembra que somos peregrinos neste mundo: que não somos ‘donos’ da terra, e muito menos do céu, mas que devemos cultivar e preservar este ‘jardim’ no qual Deus nos colocou”.

Francisco disse que esse Jubileu, no centenário da proclamação da Virgem de Loreto como padroeira dos aeronautas "nos lembra que Deus também criou o céu para nós".

“Contemplar o céu nos abre para espaços ilimitados; nos faz sentir pequenos e ao mesmo tempo «pensados», «lembrados» por Aquele que criou o universo, uma realidade que nunca deixa de nos surpreender na medida em que a descobrimos com instrumentos de observação cada vez mais fortes”, disse o papa. "O céu nos lembra que também fomos feitos para voar, não tanto no sentido material, mas especialmente no sentido espiritual".

“Somos filhos de um Pai que nos diz: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’, que é como dizer: voem alto! Não sigam o egoísmo, que os leva a fechar-se em si mesmos; abram-se a Deus e aos outros, deem espaço à gratuidade, ao serviço, à magnanimidade e sua vida vai voar”.

A Santa Casa

Segundo uma antiga tradição, a "Santa Casa de Loreto" é a mesma casa de Nazaré onde a Virgem Maria morou. Nela, a Mãe de Deus recebeu o anúncio do anjo Gabriel, concebeu do Espírito Santo e depois teria morado junto com Jesus e são José. Essa mesma tradição afirma que a casa foi transladada da Terra Santa, Palestina, a Loreto, Marca de Ancona, Itália, de forma milagrosa, razão pela qual este milagre é chamado de “transladação”.  

A Santa Casa de Nazaré tinha duas partes, uma pequena gruta e uma estrutura de tijolos que se estendia a partir da entrada da gruta. Hoje está protegida por uma cripta de mármore dentro do Santuário de Nossa Senhora do Loreto.

Confira também: