O padre Juan Manuel Góngora, da diocese espanhola de Almería, falou da profunda fé católica do jogador de futebol polonês Robert Lewandowski, jogador do time alemão Bayern de Munique e capitão da seleção da Polônia, no dia em que ele foi premiado como melhor artilheiro do ano e segundo lugar na Bola de Ouro.

Lewandowski recebeu o prêmio em 29 de novembro durante a cerimônia de entrega da Bola de Ouro, organizada anualmente pela revista esportiva France Football.

 

O padre compartilhou no Twitter um vídeo do testemunho de Lewandowski sobre sua fé católica, e relembrou um versículo da carta de são Paulo aos Coríntios: “Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível”.

“Parabéns a Robert Lewandowski por saber qual é o prêmio ao qual aspirar verdadeiramente”, disse o padre Góngora.

No vídeo, que faz parte da campanha católica polonesa “Nie wstydzę się Jezusa” (“Não tenho vergonha de Jesus”), Lewandowski disse que usa a pequena placa com essa mensagem “porque sou católico e não tenho vergonha de Jesus ou da minha fé. Eu sei que Deus está cuidando de mim o tempo todo”.

 

O jogador polonês relatou que "todos nós sabemos que na vida contemporânea e no mundo tudo está acontecendo muito depressa e, por vezes, esquecemos os nossos valores e as coisas que realmente são mais importantes para nós".

"É por isso que esta fé me ajuda não só no campo (de jogo), mas também fora do campo", enfatizou, para “simplesmente ser uma boa pessoa e cometer a menor quantidade de erros possível”.

A campanha “Não tenho vergonha de Jesus” começou em 2011, e consiste principalmente na entrega de chaveiros com medalhas em que se lê o versículo 33 do capítulo 10 do Evangelho segundo são Mateus: “"Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.

Os organizadores da campanha dizem que já distribuíram mais de 1,2 milhão de medalhas, para personalidades da televisão e da arte na Polônia.

Robert Lewandowski se casou com a carateca polonesa Anna Lewandowska na Igreja da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria em 2013. Eles têm duas filhas: Klara, de 4 anos, e Laura, nascida em maio de 2020.

Ao receber a Bola de Ouro 2021, Lionel Messi elogiou o jogador de futebol polonês: "Quero dizer-lhe, Robert, que é uma honra para mim competir contra você".

“Você merece a Bola de Ouro. No ano passado todos estavam de acordo que você era o ganhador. Acho que France Football deveria dar a sua Bola de Ouro para que possa tê-la como merece”, disse o jogador argentino.

A France Football suspendeu a entrega da Bola de Ouro em 2020 devido à pandemia de covid-19.

Confira também:

Mais em