O padre Joel Maria dos Santos foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) hoje pelo papa Francisco. Padre Joel faz parte do clero da arquidiocese, onde é pároco da paróquia Santíssima Trindade, na capital mineira, e vigário episcopal para a ação pastoral. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirmou que esta nomeação é “um dom” para a arquidiocese, “em seu ano jubilar centenário”.

“Quero, de modo muito especial, expressar a minha união e gratidão ao amado papa Francisco, ao acolher hoje, com especial alegria, a nomeação de monsenhor Joel Maria dos Santos como mais um bispo auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte. Um dom para a nossa amada arquidiocese de Belo Horizonte, em seu ano jubilar centenário, na vivência do caminho sinodal convocado por nosso Santo Padre – o papa Francisco”, afirmou dom Walmor em mensagem sobre a nomeação.

Segundo dom Walmor, como bispo auxiliar, padre Joel contribuirá na “missão de proclamar a palavra de Deus na rede de comunidade de fé” da arquidiocese mineira que conta com “mais de 1,5 mil comunidades, em 28 municípios, em uma população de mais de 5 milhões de habitantes”. O arcebispo agradeceu ao bispo nomeado por seu “sim”, dado em “um tempo bonito para a Igreja ao viver o caminho sinodal, em meio a desafios enormes da vida humana, do nosso tempo e da nossa sociedade”. “Com apreço, reverência e na alegria de crer em Jesus Cristo, caminhemos juntos, fortalecendo sempre mais a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, na condição de servidores da vida, da verdade, promovendo a justiça e defendendo os direitos”, disse o arcebispo.

A CNBB enviou a padre Joel dos Santos uma saudação afirmando que participa “da alegria de todo o povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), que o acolhe como novo bispo auxiliar”. “Da mesma forma, manifestamos nossa proximidade fraterna, e o acolhemos como irmão no episcopado brasileiro, nova missão confiada por Deus”, diz a mensagem.

Padre Joel Maria dos Santos é natural de Belo Horizonte e nasceu em 8 de fevereiro de 1966. É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde também cursou Psicologia. Possui especializações lato sensu em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica todas pela PUC Minas

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1994, incardinado na arquidiocese de Belo Horizonte. Em sue ministério presbiteral, atuou como vigário paroquial de Maria Mãe dos Pobres, em 1994 e 1995; administrador paroquial de Santa Clara e São Francisco, em 1995; vigário paroquial de São Vicente de Paulo, entre 1995 e 1996; pároco de Santa Teresinha, de 1996 a 2008; vigário paroquial da Santíssima Trindade, de 2008 a 2013; coordenador do Seminário Arquidiocesano, entre 2010 e 2013; pároco de Bom Pastor, de 2012 a 2014, e do Santo Cura d'Ars, de 2014 a 2018; e assessor para o Diaconato Permanente, de 2017 a 2021. De 2016 até agora é vigário episcopal para a Ação Pastoral e, desde 2018, é pároco da Santíssima Trindade, em Belo Horizonte.

Confira também: