O papa Francisco nomeou a irmã Alessandra Smerilli como secretária interina do dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e como delegada da comissão para a Covid-19. Com esta dupla nomeação, a irmã Alessandra Smerilli substitui dom Bruno Marie Duffé, que até o momento era o secretário do dicastério, e o padre Augusto Zampini, que era secretário adjunto. Ambos retornarão a suas dioceses.

A mudança ocorreu depois da avaliação realizada no dicastério do Desenvolvimento Humano Integral por um grupo de inspetores liderado pelo cardeal Blaise Cupich.

“Estou agradecida ao Santo Padre por este encargo cativante que ele me pediu para assumir e rezo ao Senhor para que me ajude a honrar esta chamada em espírito de obediência à Igreja, com a humildade, a paixão, a criatividade e a capacidade de escuta que requer de mim. Meu desejo e meu compromisso é poder servir da melhor forma possível na missão da Igreja durante o tempo que o Papa considere oportuno”, disse a irmã Alessandra à página oficial do dicastério.

O padre Zampini, por sua vez, também fez declarações à página do dicastério, agradecendo “ao Santo Padre” a responsabilidade de “coordenar a Comissão Vaticana para a Covid-19 e servir como secretário adjunto do dicastério”. Segundo Zampini, “agora que a comissão está pronta para entrar em uma nova fase, e em comunhão com meu bispo, pedi ao papa Francisco poder voltar à diocese. Confio que, sob a orientação da irmã Alessandra Smerilli, a comissão poderá continuar o itinerário de cura, para ajudar tanto as pessoas como o planeta a sair desta difícil situação”.

Segundo um comunicado de imprensa publicado na quinta-feira, 26, o papa Francisco dispôs que a direção da Comissão Vaticana para a Covid-19 seja composta pelo cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, prefeito do dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, pela irmã Alessandra Smerilli, secretária interina, e pelo padre Fabio Baggio, subsecretário da seção Migrantes e Refugiados.

Confira também: