O Movimento Cristão Libertação (MCL), em Cuba, denunciou a condenação do ativista Yandier García Labrada a cinco anos de prisão por ter protestado em uma fila durante a pandemia, no povoado de Manatí, em Las Tunas.

Em comunicado, o MCL informou que García Labrada, que estava detido na prisão “El Típico”, em Las Tunas, foi submetido a “um julgamento por ´via telemática´ cheio de irregularidades”. “O promotor pediu 5 anos de prisão por desacato e atentado contra a autoridade e propagação de epidemias”, e isso foi validado “em uma condenação injusta”.

García Labrada, de 25 anos, natural do povoado de Manatí, em Las Tunas, foi preso no dia 6 de outubro de 2020 quando estava na fila para comprar comida. Ele protestou contra a manipulação da mercadoria e foi apoiado por outras pessoas que estavam no lugar.

Em declarações à Radio Televisión Martí em abril, Eduardo Cardet, coordenador nacional do MCL, disse que Yandier “é um jovem que sempre fez um ativismo muito importante naquela localidade em oposição ao regime e às injustiças”. “Foi detido violentamente em uma fila por reivindicar os direitos dos seus concidadãos e por reclamar das injustiças que são cometidas nas filas onde os alimentos são distribuídos”, denunciou.

Em abril, quando García Labrada já cumpria seis meses de prisão, Cardet revelou que o ativista “foi espancado e humilhado” no centro de detenção. Ele foi “sistematicamente maltratado durante muitos dias” antes de ser transferido para o “El Típico”.

Confira também: