O bispo de Barretos (SP), dom Milton Kenan Junior, determinou que as igrejas devem permanecer fechadas nos municípios onde forem decretadas medidas restritivas por causa da pandemia de covid-19. O comunicado foi feito na quarta-feira, 16, “tendo em vista que diversos municípios que pertencem” ao território diocesano estavam “em vias de decretar o lockdown”.

O território da diocese de Barretos engloba os municípios de Barretos, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Ipuã, Jaborandi, Miguelópolis, Morro Agudo, Olímpia e Severínia.

Também na quarta-feira, as prefeituras de Barretos e Embaúba publicaram decretos estabelecendo medidas restritivas para os próximos dias, entre as quais está a proibição de atividades religiosas presenciais.

Antecipando tais decretos, dom Milton Kenan estabeleceu que “no período de lockdown as igrejas permaneçam fechadas; as secretarias paroquiais suspendam atendimento; os funcionários sejam dispensados do serviço; e lives ocorram apenas com os padres que quiserem celebrar em particular, sem a presença absoluta de fiéis”. Além disso, afirmou que “os padres terão licença de atender os enfermos ‘in extremis’, ou seja, com risco iminente de morte”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Agradeço a atenção de todos, e a partir da publicação dos decretos de lockdown estas medidas passam a vigorar como decreto diocesano”, disse o bispo.

Confira também: