O papa Francisco convidou os fiéis a “aderir ao caminho de conversão vivido por Santo Inácio de Loyola”, através de um tuite na sua conta oficial por ocasião da celebração dos 500 anos da conversão do santo. Após ser ferido na perna em 20 de maio de 1521, defendendo a cidade de Pamplona, Inácio de Loyola começou um processo de conversão que o levou a fundar a Companhia de Jesus, ordem religios à qual o papa pertence.

Para celebrar a data, começou hoje na Espanha, o Ano Inaciano, com uma missa presidida pelo padre Arturo Sosa, superior geral da Companhia de Jesus.

Na mensagem postada em seu perfil oficial na rede social Twitter em português, o papa recordou os 500 anos do evento em que Santo Inácio foi ferido em Pamplona. Depois de uma longa convalescência, Santo Inácio peregrinou a Jerusalém.

 

“Neste 500º aniversário em que Santo Inácio foi ferido em Pamplona, convido todos a unirem-se neste caminho de conversão com o peregrino Inácio, para que possamos ser renovados e ver novas todas as coisas em Cristo”, disse o papa.

No ano de 1521 houve uma disputa entre a Espanha e a França pelo reino de Navarra. As tropas francesas cercaram a cidade de Pamplona. Inácio, um nobre a serviço do reino de Castela, lutou pela cidade.

Durante o combate, uma bala feriu Inácio gravemente na perna direita. Sua família o levou para a casa, onde ele ficou acamado por meses. Lendo sobre a vida dos santos Inácio se converteu e, logo depois de recuperado, tomou a decisão de peregrinar a Jerusalém.

Ao voltar da Terra Santa, Inácio ficou em um convento de Manresa onde se dedicou à oração e ao início da composição dos “Exercícios Espirituais”, sua obra mais importante.

Na programação do jubileu está programada a abertura da porta santa do santuário de Manresa, Espanha, no próximo 31 de julho.

O Papa Francisco presidirá a Missa em 12 de março de 2022 em Roma para comemorar a data da canonização de Santo Inácio. O ano inaciano terá fim com uma missa em Loyola, onde nasceu o fundador dos jesuítas, no dia 31 de julho.

Em abril de 2019, durante o vôo que o levava à Bulgária para sua 29ª viagem internacional, um jornalista espanhol perguntou ao Papa se iria à Espanha pelo Ano Inaciano e o Pontífice prometeu que “pensaria no assunto”.

A Santa Sé não confirmou se o Papa irá à Espanha durante as comemorações pelo ano inaciano.

Confira: