O Papa visitou nesta manhã o Pontifício Colégio Etíope, que celebra o 75 aniversário de sua criação, e exortou os bispos da Etiópia e Eritrea –duas nações em constante conflito- a seguir dando testemunho de unidade, ao mesmo tempo em que os parabenizou pela futura fundação da Universidade Católica da Etiópia.

O Papa se dirigiu aos Prelados da Etiópia e Eritrea, que acabam de realizar sua visita Ad limina, e  depois de destacar que o colégio se encontra no Vaticano, disse que isto era "um sinal eloqüente dos estreitos laços de comunhão entre a Igreja em seus países e a sé de Roma".

"Realmente o testemunho de unidade que oferecem, transcendendo todas as divisões políticas e étnicas, tem um papel vital na reconciliação da região martirizada em que vivem".

Bento XVI animou os Bispos a serem solidários com "os irmãos e irmãs da Somália que sofrem, onde a instabilidade política torna quase impossível viver com dignidade".

"Em seus países –continuou-, onde os católicos são uma pequena minoria, o trabalho de diálogo ecumênico é especialmente urgente, e me alegro de que sua conferência episcopal esteja enfrentando este desafio".

E Santo Padre assinalou que "como o progresso ecumênico também depende da boa formação teológica, a fundação de uma Universidade Católica na Etiópia será uma ajuda para isso. Dou graças a Deus porque os acordos para realizar este projeto produziram fruto recentemente".

O Papa pediu aos bispos que ajudassem os jovens a "reconhecer e responder com generosidade o chamado de Deus a servi-lo no sacerdócio e na vida religiosa. Ao honrar o trabalho das gerações de missionários –entre os quais há aqui algum de vós- peço para que as sementes que plantastes sigam produzindo fruto em uma rica colheita de vocações".