O papa Francisco nomeou o cardeal Robert Sarah como membro da Congregação para as Igrejas Orientais no sábado dia 8 de maio.

A Congregação para as Igrejas Orientais, presidida pelo prefeito cardeal Leonardo Sandri, é o dicastério encarregado das igrejasa de rito oriental em comunhão plena com o papa.

O cardeal Sarah foi prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos de novembro de 2014 a fevereiro de 2021, quando o Papa Francisco aceitou sua renúncia por limite de idade.

Sarah nasceu numa família humilde em 15 de junho de 1945 na antiga Guiné Francesa, hoje República da Guiné, ou Guiné-Conakry, na pequena aldeia de Ourous.

Aos 12 anos ingressou no seminário menor de Santo Agostinho de Bingerville, Costa do Marfim. No entanto, teve que deixar o seminário devido ao conflito entre a Guiné e a Costa do Marfim. Em 1962, começou a frequentar a escola pública de Kindia e, finalmente, conseguiu entrar num novo seminário onde se formou em 1964.

Em setembro de 1964 mudou-se para a França, onde ingressou no seminário maior de Nancy, mas as tensões políticas mais uma vez o interromperam em seu caminho. Os problemas entre a Guiné e a França obrigaram-no a mudar-se para o Senegal, onde estudou teologia em Sébikotane, de 1967 a 1969.

Foi ordenado sacerdote aos 24 anos, em 20 de julho de 1969. Em 13 de agosto de 1979, foi nomeado arcebispo de Conakry. Ele tinha 34 anos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O papa São João Paulo II o nomeou, em 1º de outubro de 2001, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos. Em 7 de outubro de 2010, recebeu a nomeação de presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”. No mês seguinte, o papa Bento XVI o criou cardeal.

Em 23 de novembro de 2014, foi nomeado prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Confira também: