A Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) anunciou no sábado que o Papa Bento XVI visitará o Brasil em 2007, onde inaugurará a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano.

Segundo o comunicado dos bispos brasileiros, o Santo Padre deu a conhecer na sexta-feira sua decisão durante a audiência celebrada em sua residência apostólica vaticana onde recebeu ao Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe (CELAM), Cardeal Francisco Javier Errázuriz (Chile), acompanhado pelos cardeais Claudio Hummes (Brasil), Jorge Mario Bergoglio (Argentina) e Pedro Rubiano (Colômbia).

Os cardeais expressaram a Bento XVI seu desejo de que a V Conferência se celebre na América Latina. O Papa escolheu o lugar e a data e "garantiu sua presença na inauguração do encontro", segundo a nota publicada pela CNBB.

O Santuário Mariano da Aparecida (Estado de São Pablo), o mais importante do país, foi eleito para a celebração deste encontro que se realizará os últimos dias de abril e os primeiros de maio de 2007.

Durante a audiência, o Papa recebeu o primeiro exemplar impresso do "Documento de Participação", texto que servirá para iniciar os trabalhos da V Conferência Geral.

Em julho de 2005, o Santo Padre escolheu o tema da Conferência: “Discípulos e missionários do Jesus Cristo, para que nossos povos nele tenham vida. Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Juan 14,6)”.

Esta será a segunda oportunidade em que esta cúpula se celebre no Brasil, pois a primeira delas se realizou no Rio de Janeiro em 1955. A II Conferência aconteceu na cidade colombiana de Medellín (1968) e a III na mexicana de Puebla de los Ángeles (1979). A última delas se realizou em 1992 no Santo Domingo (República Dominicana) coincidindo com a celebração do quinto centenário da chegada da fé ao continente.

Por sua parte, o Arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno Assis, anunciou durante uma Missa celebrada no sábado pela manhã a visita do Papa ao Santuário Nacional.

Para maior informação sobre a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano pode visitar: http://www.celam.info/