REDAÇÃO CENTRAL, 26 de abr de 2021 às 15:00
Christian Carlassare, padre comboniano nomeado como bispo da diocese de Rumbek, no Sudão do Sul, foi alvejado a tiros na madrugada de segunda-feira 26 de abril.
O bispo eleito foi hospitalizado em um hospital da CUAMM (Colégio Universitário de Aspirantes a Médicos Missionários), organização não-governamental sediada na Itália com foco em saúde fundada em 1959 e que hoje se chama Doctors with Africa CUAMM.
Nascido na Itália, o padre missionário Comboniano foi designado bispo da diocese de Rumbek no dia 8 de março. Sua ordenação episcopal estava marcada para o domingo de Pentecostes, 23 de maio.
O ataque a Carlassare ocorreu às 0h45. “Eu ouvi o padre gritando”, disse o padre Andrea Osman, da diocese de Rumbek, à ACI Africa, serviço para o continente africano do grupo ACI.
Osman estava no quarto ao lado. “As duas pessoas estavam armadas. Tentei fazer barulho em minha porta do lado de dentro para ver se eles se assustavam e fugiam, mas eles nem se incomodaram”, disse padre Andrea. Segundo o padre, os homens armados tinham como alvo o futuro bispo, testemunho confirmado por Abenego Marol, chefe de logística da diocese de Rumbek, que tambémo
“Os homens armados tinham o quarto dele (o bispo eleito) como alvo. Eles bateram na porta e começaram a atirar na porta até rompê-la. Atiraram na porta até que ela abrisse”, disse Marol a ACI Africa. “Depois de atirar no bispo, eles fugiram. Foi realmente um ataque dirigido”.
“Quando eles me viram”, disse o padre Andrea à ACI Africa, “me disseram para ir embora. Um deles atirou duas vezes em minha direção”.
“Acho que acertaram três tiros nele”, disse o padre Andrea, “dois em uma perna e um na outra. Ele foi alvejado em frente à sua porta.”
Segundo uma fonte do hospital, Carlassare estava em condição estável, depois que os médicos conseguiram estancar o sangramento profuso.
Planejava-se sua remoção para Nairobi, capital do Quênia, para continuar o tratamento com a ajuda da Fundação Médica e de Pesquisa Africana (AMREF, na sigla em inglês).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O padre Carlassare serviu a diocese de Malakal desde sua chegada oa Sudão do Sul em 2005.
O bispo eleito viajou para a diocese de Rumbek no dia 15 de abril, depois de um retiro espiritual em Juba, capital do Sudão do Sul, antes de sua ordenação episcopal.
A diocese de Rumbek está sem bispo desde julho de 2011, quando Dom Caesar Mazzolari morreu repentinamento durante a missa, uma semana depois da declaração de independência do Sudão do Sul.
A comissão de Direitos Humanos da República do Sudão do Sul condenou o "ato bárbaro nos termos mais fortes possível" e cobrou investigações completas dos governos provincial e nacional.
"A comissão conclama os fiéis a se manterem calmos" e prometeu "acompanhar de perto as investigações."
Confira também:
Diocese esperou 10 anos para que Papa nomeasse novo bispo https://t.co/uhx7mjRuyD
— ACI Digital (@acidigital) March 9, 2021

