De visita em Cuba, o Arcebispo de Gênova, Cardeal Tarcísio Bertone, transmitiu as bênção do Papa Bento XVI a todos os habitantes da Ilha e considerou que uma visita papal seja pouco provável.

O Cardeal expressou a saudação do Papa ao Presidente cubano Fidel Castro, com quem se reuniu na segunda-feira passada.

Em declarações à imprensa, o Cardeal Bertone assinalou que uma visita papal a Cuba é "por agora difícil. Todos o convidam. Ele tomará suas decisões, não viajará como João Paulo II, é impossível".

O Arcebispo visitou Cuba de 3 a 10 de outubro, convidado pela diocese da Santa Clara, no centro do país, para apresentar a dois sacerdotes genoveses que a partir de agora trabalharão pastoralmente nessa circunscrição eclesiástica.

Sua excursão incluiu uma visita ao Santiago de Cuba, onde celebrou uma Missa no santuário da Virgem do Cobre, Padroeira do país. Também se reuniu com o presidente da Conferência de Bispos Católicos Cubanos, Cardeal Jaime Ortega, a chefa de Assuntos Religiosos do governo, Caridad Diego, e Esteban Lazo doPartido Comunista

A agência ANSA informou que o Cardeal Bertone considerou como "boas" as relações entre o Vaticano e Havana, que completam 70 anos de história. As relações cubanas com o Vaticano "jamais se interromperam e isso é muito significativo. Até nos momentos mais difíceis continuou o diálogo, continuaram as relações entre as representantes do Papa e do governo cubano e isso é muito importante", indicou.