A Plataforma para a Promoção da Família, o Matrimônio e os Filhos (PROFAM) assegurou que a reforma educativa que pretende implementar o Governo do José Luis Rodríguez Zapatero contém um modelo educativo "obsoleto" e "carece do respaldo popular necessário para sua implantação".

Através de um comunicado, a plataforma que agrupa mais de 300 associações com mais de 500 mil famílias da Comunidade de Madri, desafiou ao Presidente do Executivo "a que demonstre quem de ambos tem um maior apoio social em relação com o modelo educativo".

Segundo a PROFAM, é "muito lamentável que os quase quatro milhões de pais que assinaram contra a reforma educativa que aniquilava" a anterior proposta de reforma educativa da Lei Orgânica de Qualidade no Ensino (LOCE) "tenham sido ignorados por um Presidente que carece de disposição democrática".

"O Sr. Zapatero e o aparelho político do PSOE, confundindo uma vez mais laicismo e laicidade, fizeram-se de surdos a esta aspiração mais que legítima e deram às costas a umas associações que com um apoio majoritário expor outra alternativa. O não dignar-se sequer às receber, fica interpretado pelas associações como um ato de corte autoritário e despótico por parte do Sr. Zapatero", comunicou a Plataforma.

Do mesmo modo, PROFAM disse desejar "ver o apoio social que suas medidas educativas têm, em realidade, na sociedade espanhola" e pediu ao Presidente convocar "a seu defensores e contraste com a manifestação civil de protesto a sua política educativa prevista realizar o próximo 12 de novembro".