O Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa, aconselhou os católicos a aproveitarem os dias de Carnaval para participar de retiros e, no atual contexto da pandemia, que sejam preferencialmente de silêncio; e às demais pessoas, indicou, “a pescaria é uma boa opção”.

Este ano, por causa da pandemia de Covid-19, no Brasil o Carnaval não contará com as festas de rua, desfiles, blocos. Porém, muitas cidades mantiveram o ponto facultativo e, portanto, várias pessoas estarão em casa nesses dias.

A Igreja Católica no Brasil, por sua vez, realiza todos os anos os tradicionais retiros de Carnaval, promovidos por Dioceses, comunidades, movimentos, e este ano terá que adaptá-los às exigências da pandemia.

Em recente entrevista ao site ‘Campo Grande News’, Dom Dimas indicou que na Arquidiocese de Campo Grande os acampamentos estão suspensos, mas os retiros continuam acontecendo, seguindo os protocolos sanitários.

Segundo ele, algumas comunidades de Campo Grande continuam realizando retiros, mas com restrições. “Levam marmitex, então não tem o manuseio de talheres e ficam só meio expediente”.

“É possível manter atividades no caso da igreja sem risco considerável? É. Basta manter as regras de higiene como álcool em gel para todo mundo e distanciamento”, declarou o Prelado.

Quanto aos retiros de Carnaval, Dom Dimas indicou que devem seguir as mesmas regras adotadas para as Missas, isto é, “40% do espaço ocupado, evita-se, naturalmente, os abraços e as brincadeiras de roda que se faz sempre”. “Tem que ser uma coisa um pouco mais sóbria, como um retiro de silêncio”, assinalou ao ‘Campo Grande News’, ressaltando: “retiro de silencia em que as pessoas não se mesclem”.

Para aquelas pessoas que não farão retiros, o Prelado deixou, então, aconselhou maneiras saudáveis de se divertir. “Nada como uma boa pescaria, um esporte sem contato físico ou aglomerações, e para aqueles que querem algo mais espiritual, brincadeiras em família”, disse.

Retiros on-line

Outra opção para quem quer aproveitar os dias do Carnaval para se dedicar a um retiro são os retiros on-line, uma forma que muitos encontraram de adaptar suas atividades às precauções necessárias por causa da pandemia de Covid-19.

Um tradicional Retiro de Carnaval que acontece no Brasil é o da Comunidade Católica Shalom, que anualmente reúne diversas pessoas em diferentes cidades. Neste ano, porém, decidiram realizam de forma virtual. Trata-se do ‘Alegrai-vos no Senhor’, que contará com 20 horas de transmissão on-line pelo canal da instituição no Youtube, nos dias 13 e 14 de fevereiro, a partir das 9h.

“Disponibilizamos o site www.alegraivosnosenhor.com   para inscrição, que é gratuita, e a pessoa poderá ter acesso ao missionário mais próximo de sua casa. Motivamos também que as pessoas possam participar desse retiro em família, ou formando pequenos grupos, obedecendo aos protocolos sanitários de cada cidade”, explicou ao site ‘comshalom’ Gabriella Dias, responsável pela dimensão evangelizadora do Shalom.

Durante o retiro, os participantes poderão participar do Seminário de Vida no Espírito Santo, uma série de motivações, orações e testemunhos. A programação terá ainda momentos de louvor, apresentações artísticas, pregações, Adoração ao Santíssimo Sacramento, cursos virtuais, Santa Missa e muita música com o ministério de música que reúne os artistas da Comunidade.

Também a Arquidiocese de Maceió (AL) realizará seu Retiro de Carnaval on-line, de 12 a 16 de fevereiro, tendo como tema o Ano de São José.

“Iremos fazer com a participação imensa da Arquidiocese. Será um grande momento de oração e vigília para a Quaresma”, disse o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz.

O retiro começará no dia 12, às 17h, com a celebração da Missa, e será encerrado no dia 16, às 19h30, com o terço do patrono da Igreja.

Durante os cinco dias, as pessoas poderão participar virtualmente de palestras, adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos de oração e louvor.

A transmissão do retiro deste ano ocorrerá pelas redes sociais da arquidiocese: @arqdemaceio.

Outro tradicional retiro que costuma reunir milhares de pessoas é o Rebanhão, promovido pela Renovação Carismática Católica do Distrito Federal, com apoio da Arquidiocese de Brasília.

Entretanto, também devido à pandemia, nestea ano, acontecerá de forma virtual, de 14 a 16 de fevereiro, com o tema “Coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Será transmitido pelo canal da RCC no Youtube, pelas rádios católicas Nova Aliança e Canção Nova e também pela rádio e TV Renascidos em Pentecostes.

Mais em

E para quem quiser aproveitar uma oportunidade para além das opções oferecidas pela Igreja no Brasil, nos dias 12 e 13 de fevereiro acontecerá o primeiro retiro on-line do Santuário de Fátima, em Portugal. A data faz memória das aparições da Virgem, na Peregrinação Mensal de fevereiro.

O tema do retiro será “Da gruta ao Céu- habitar o coração e abri-lo ao outro” e terá como mote as três aparições do Anjo, uma vez que, na narrativa das aparições de Fátima, o Anjo é aquele que primeiro aparece para ajudar a desvanecer o medo , conduzindo os pastorinhos pelo “caminho do coração ao coração de Deus”.

Para participar deste retiro do Santuário de Fátima, é necessário realizar a inscrição, que é gratuita, mas obrigatória e sujeita a confirmação. Seráadmitido um número limitado de participantes, para que se favoreçam as condições de uma participação mais personalizada e um ambiente de grupo mais próximo. Posteriormente, serão enviados aos participantes os dados de acesso ao Zoom.

Confira também: