Ao celebrar-se a festa nacional do Brasil no 7 de setembro, a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem no qual faz um “clamor específico” ante a crise política do país “por uma reforma radical do atual sistema político”.

No documento, os bispos do Brasil assinalaram que não é possível “deixar passar este momento sem realizar uma profunda reforma política”, diante das reiteradas denúncias de corrupção, e a crescente indignação ética pela violação dos valores fundamentais da sociedade brasileira.

Entre as propostas que fez o episcopado, colocam-se a necessidade da fidelidade partidária, as melhoras nos institutos da democracia representativa e o favorecimiento da democracia participativa e deliberativa.

Os bispos destacaram que a celebração do dia pátrio é ocasião que apela a todos os brasileiros a ser protagonistas da história do país, recordando que a democracia não pode subsistir no meio da corrupção.

Assinalaram também que “a experiência de participação popular na política –através de movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais e partidos políticos- é uma conquista e um patrimônio histórico do povo brasileiro que não pode nem deve perder-se pela ação nefasta de políticos que procuram o poder e vantagens pessoais a qualquer custo”.

O documento respira a todos os cristãos que “em nome da fé, envolveram-se no mundo da política”, lhes recordando que “vale a pena doar-se por uma causa que nos ultrapassa; a política pode ser uma forma de exercício de um amor maior”.

Na carta, assinalaram também que ao longo de sua história, o Brasil deu muitas provas de energia e capacidade de superar crises, por isso a atual crise política se pode tornar uma ocasião para o amadurecimento das instituições democráticas do país, de um maior compromisso com a verdade que libera e de esforço por um Brasil justo, solidário e livre, onde “justiça e paz se abraçarão”.