Pelo menos 11 pessoas morreram e outras quatro ficaram gravemente feridas devido a dois tiroteios que ocorreram na noite de quarta-feira, 19 de fevereiro, em bares na cidade de Hanau, no centro da Alemanha.

Segundo informa a CNA Deustch – agência em alemão do Grupo ACI –, o suspeito de 43 anos, Tobias R, atirou em pelo menos 10 pessoas e depois se suicidou com um tiro na cabeça. A polícia investiga uma possível motivação xenofóbica, depois de encontrar um vídeo e uma carta de confissão em sua casa.

Os meios internacionais informam que algumas das vítimas são de origem curda, enquanto a promotoria assegura que as vítimas estão compostas por alemães e estrangeiros entre 21 e 44 anos.

Segundo o jornal "Bild", a suposta carta de confissão fala da necessidade de eliminar pessoas que a Alemanha não pode mais expulsar.

A cidade onde ocorreu o crime, Hanau, está localizada na Diocese de Fulda. O Bispo local, Dom Michael Gerber, escreveu uma carta de condolências ao prefeito Claus Kaminsky.

O Prelado se disse “profundamente abalado” pelas informações sobre “os antecedentes deste crime”. “Nossa solidariedade se dirige aos feridos e falecidos, assim como aos primeiros socorros e serviços de emergência envolvidos em tratar e esclarecer o crime. As orações em nossas comunidades têm um lugar permanente”, afirmou o Prelado.

O Bispo de Mainz, Dom Peter Kohlgraf, escreveu em sua página no Facebook: “Li as notícias de Hanau com tristeza. Eu estou com o povo desta cidade, especialmente as vítimas e suas famílias e amigos, em oração!”.

Também o Bispo de Passau, Dom Stefan Oster, expressou solidariedade: “Sem palavras pelo que aconteceu em Hanau! Como chegam tantas trevas ao coração de uma pessoa? Fico em silêncio, questionado e clamoroso na oração pelos mortos e afetados”.

Enquanto isso, o bispo da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD), Heinrich Bedford-Strohm, culpou os "círculos populistas da extrema direita" pelo crime.

Em sua declaração, divulgada pela assessoria de imprensa da EKD, disse: “Estou impressionado com a violência de Hanau. Meus pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias. Se o que se sabe agora é verdade, essa violência é um triste testemunho das consequências brutais do veneno da extrema direita. Se o racismo e a xenofobia forem semeados, também se deve esperar que isso resulte em uma violência brutal”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: