O Arcebispo de Sydney, Cardeal George Pell, expressou sua confiança em que “a JMJ Sydney 2008 fortaleça a fé dos católicos jovens na Austrália e que seja atrativo, sobre tudo para aqueles jovens australianos que não tenham convicções religiosas estabelecidas”.

Em diálogo com ACI Prensa, o Cardeal manifestou que a JMJ na Austrália servirá para os jovens que estejam na procura de algo”. “Eles podem vir para vê-lo, experimentá-lo e julgá-lo por eles mesmos”, indicou.

Do mesmo modo, explicou que “a percentagem de jovens que participam da Igreja (em seu país) não é muito alta: Temos que menos de 40 por cento são católicos. 18 por cento participa da missa aos domingos. Os jovens entre 18 a 25 anos participam em uma pequena percentagem de quatro ou cinco por cento, mas as coisas estão começando a mudar para melhor”.

O Arcebispo de Sydney destacou que a decisão de escolher sua cidade como sede da seguinte JMJ foi do Papa Bento XVI. “Certamente esteve muito feliz por escolher Sydney, ele me disse isso pessoalmente”.

Ao comentar sobre a situação da Igreja no seu país, o Cardeal asseverou que “um dos perigos na Austrália é que nos tornamos muito complicados e sofisticados. Às vezes nos esquecemos da verdade central e fundamental: Deus nos ama, Jesus Cristo, seu Filho, redimiu-nos. Devemos ensinar isso de maneira simples e atrativa”.

“Por sobre todas as coisas maravilhosas da JMJ, o mais importante é que Cristo e a fé católica saem ao público e já não ficam só nas Igrejas ou na privacidade das casas”, acrescentou.