A Sala de Imprensa do Vaticano acolheu nesta terça-feira, 3 de dezembro, a apresentação do Ano Jubilar Lauretano, que será realizado de 8 de dezembro de 2019 a 10 de dezembro de 2020 por ocasião do centenário da proclamação de Nossa Senhora de Loreto como padroeira da Aeronáutica.

Segundo Dom Fabio Dal Cin, Prelado e Delegado Pontifício para o Santuário da Santa Casa de Loreto, o Jubileu, que será desenvolvido com o tema “Chamados a voar alto”, “não concerne apenas ao mundo da aviação (trabalhadores e passageiros), mas está dirigido a todos os devotos de Nossa Senhora de Loreto e a todos aqueles que do mundo inteiro virão à Santa Casa para receber o dom da indulgência plenária”.

Dom Dal Cin, que interveio na apresentação na Sala de Imprensa, lembrou que "todos somos chamados a voar alto, porque Deus oferece a todos a possibilidade de uma vida boa, isto é, santa".

Portanto, "o Jubileu se torna uma boa ocasião para redescobrir o chamado à santidade no mundo contemporâneo".

Em sua intervenção, explicou que, embora o Santuário de Loreto seja a única igreja jubilar, haverá a possibilidade de receber o dom da indulgência plenária também nas capelas aeroportuárias civis e militares, desde que o Ordinário Militar local o solicite à delegação pontifícia.

O objetivo dessa extensão da possibilidade de receber indulgência é "valorizar pastoralmente os locais de culto na aviação civil e militar".

Por outro lado, explicou que este Jubileu será um “Jubileu itinerante”, pois foi organizada a viagem de três imagens de Nossa Senhora de Loreto. Uma primeira viagem será por aeroportos em diferentes regiões da Itália. Outra viagem será feita por diferentes departamentos militares. A terceira viagem será pelos principais aeroportos dos cinco continentes.

Vínculo entre o mundo militar e o espiritual

Do mesmo modo, Dom Antonio Coppola, Vigário Episcopal da Aeronáutica Militar Italiana, também participou da apresentação. Destacou o vínculo entre os santos e as Forças Armadas, um vínculo que “pertence profundamente à nossa identidade e nunca foi afetado nem pelo tempo nem pelas mudanças no cenário geopolítico. Assim, a relação entre o mundo militar e a esfera espiritual é muito estreita e honrada, quase sempre com celebrações solenes”.

Confira também: