O Papa Francisco reconheceu o martírio do Servo de Deus Joan Roig y Diggle, leigo, e as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria Francisca do Menino Jesus, uma religiosa clarissa.

Joan Roig y Diggle nasceu em maio de 1917, em Barcelona (Espanha), e morreu aos 19 anos, no início da Guerra Civil Espanhola, assassinado na noite entre 11 e 12 de setembro, em Santa Coloma de Gramenet, Barcelona.

Este jovem pertencia à Federação de Jovens Cristãos da Catalunha e foi fuzilado pelas juventudes libertárias de Badalona, ​​em Barcelona, ​​com cinco tiros no coração e um na cabeça.

O Papa Francisco também reconheceu as virtudes heroicas da monja professa da Ordem de Santa Clara, Francisca do Menino Jesus, cujo nome era Maria Natividad Sánchez Villoria. Nasceu em Fuenteguinaldo, Salamanca (Espanha) em 1905 e morreu em 1991 em Salamanca (Espanha).

O reconhecimento das virtudes heroicas é o primeiro passo para ser declarado Venerável Servo de Deus. Posteriormente, é necessário realizar um milagre por sua intercessão para ser declarado beato.

Confira também: