A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) expressou seus pêsames pelo assassinato de Pe. José Martín Guzmán Veja, em Matamoros, na fronteira norte do país; também expressou seu desejo de que as autoridades façam justiça.

Em um comunicado publicado no dia 23 de agosto, a CEM afirmou que, "em profunda comunhão" com o Bispo de Matamoros, Dom Eugenio Lira Rugarcía, "acompanha-o nestes momentos de dor pelo sensível falecimento do presbítero José Martín Guzmán Vega, que perdeu a vida vítima da violência vivida em nosso país”.

Pe. Guzmán Vega foi esfaqueado na noite de 22 de agosto em sua paróquia, Cristo Rey de La Paz, em Matamoros, uma cidade que faz fronteira com Brownsville, nos Estados Unidos.

O sacerdote foi levado para um hospital, mas morreu devido a vários ferimentos.

"Expressamos nossa solidariedade e abraços na fé seus familiares, amigos e fiéis leigos da querida Diocese de Matamoros", manifestaram os bispos.

"Por nossa fé sabemos que a morte não é o fim e que o amor destrói a morte, porque a esperança é a vitória diante do desespero".

Os bispos mexicanos expressaram sua confiança "em que as autoridades competentes farão as investigações correspondentes para esclarecer os fatos e fazer justiça".

“A partir de nossa fé na ressurreição, confiamos com esperança que o Bom Pastor, Jesus Cristo, o levou a descansar nos campos e prados verdes da eternidade junto a Ele”, assinalaram.

O Centro Católico Multimedial (CCM), que faz um registro das agressões e assassinatos contra sacerdotes no México, assinalou que esse crime é o "primeiro deste ano", mas "se soma à longa lista de religiosos assassinados nos últimos anos”.

“Com a morte de Padre José Martín, são 27 sacerdotes assassinados de 2012 a 2019. No entanto, neste ano já foram registrados vários incidentes contra sacerdotes e religiosos, como o caso de um sacerdote baleado em Cuernavaca Morelos e ameaças de morte a vários sacerdotes em diversas áreas de Veracruz”, disse.

Confira também: