De acordo com um estudo recente do centro de pesquisas Pew Research, nos Estados Unidos, 69% dos católicos acreditam que a hóstia e o vinho consagrado são apenas símbolos e não o Corpo e o Sangue do Senhor.

“A Igreja Católica ensina que a Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã, por isso, a ideia de que durante a Missa, o pão e o vinho usados ​​para a comunhão se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, é fundamental para a fé católica”, explica o estudo.

No entanto, a pesquisa recente revelou que a maioria dos católicos, que se autodenominam assim, "não acredita nesse ensinamento central". "De fato, quase sete entre dez católicos (69%) dizem acreditar pessoalmente que durante a celebração da Missa, o pão e o vinho usados ​​na comunhão ‘são símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo’", assinala o estudo.

Ou seja, apenas um terço dos católicos norte-americanos (31%) afirma crer que, durante a Missa, "o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Jesus".

A pesquisa também testou o conhecimento dos católicos sobre os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, também revelou que os católicos que creem que a Eucaristia é "apenas um símbolo de Jesus" não sabem que a transubstanciação ocorre nesse momento.

“A maioria dos católicos que acredita que o pão e o vinho são simbólicos, não sabe que a Igreja sustenta que a transubstanciação ocorre. No geral, 43% dos católicos acreditam que o pão e o vinho são simbólicos e que isso reflete a posição da Igreja. No entanto, um em cada cinco católicos (22%) rejeita a ideia de transubstanciação, apesar de saber que é um ensinamento da Igreja Católica”, explicam.

O estudo também assinala que uma pequena parte dos católicos (3%) afirma que crê na presença real de Cristo na Eucaristia, apesar de não ter conhecimento do ensinamento da Igreja sobre a transubstanciação.

A pesquisa mostra que aproximadamente seis entre dez (63%) dos católicos mais praticantes, isto é, aqueles que frequentam a Missa pelo menos uma vez por semana, "aceitam o ensinamento da igreja sobre a transubstanciação".

“No entanto, aproximadamente um terço deles (37%) não crê que o pão e o vinho da Comunhão realmente se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo, incluindo 23% que não conhecem os ensinamentos da igreja e 14% que conhecem o ensinamento da igreja, mas não acreditam”, afirmam.

Confira também: