Nesta quarta-feira, 7 de agosto, o Papa Francisco retomou as Audiências Gerais no Vaticano após um breve descanso em julho. Nesta matéria, explicamos o que são estes encontros e sobre o que o Santo Padre falou neles desde que começou seu pontificado em março de 2013.

"A audiência geral é um importante encontro semanal (quarta-feira) juntamente com o Ângelus (domingos) e as homilias das missas na capela da Casa Santa Marta, além das celebrações do ano litúrgico, e representam o coração espiritual do magistério petrino" do Papa Francisco, assinala uma nota do jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano (LOR).

“São encontros com pessoas provenientes de todo o mundo, mesmo não católicos, que dão ocasião ao Papa para fazer uma simples, mas profunda catequese sobre a fé cristã”, que pode ser realizado na Praça de São Pedro ou na Sala Paulo VI, no Vaticano.

"Nesses encontros do Papa nunca falta o abraço prolongado aos doentes", diz LOR.

A audiência de hoje, 7 de agosto, foi a 280ª do Papa Francisco, "considerando também as audiências jubilares realizadas nos sábados por ocasião do Ano Santo da Misericórdia", realizado de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.

LOR lembra que o Papa Francisco desenvolveu, desde 2013, “12 ciclos de catequeses, além das audiências dedicadas a assuntos específicos como o Advento, o Natal, a Quaresma e a Páscoa: em junho deste ano iniciou o 13º ciclo”.

O primeiro ciclo foi o do Ano da Fé, proposto por Bento XVI, no qual refletiu sobre o Credo e dedicou 25 audiências.

Os outros ciclos tiveram como temas: Os sacramentos (9 audiências); Os dons do Espírito Santo (7); A Igreja (15); A família (36 audiências no âmbito dos Sínodos de 2014 e 2015); A Misericórdia, por ocasião do Jubileu ou Ano Santo da Misericórdia (49); A Esperança cristã (38); A Santa Missa (15); O Batismo (6), A Confirmação (3); os Mandamentos (17); A Oração do Pai Nosso (16) e os Atos dos Apóstolos, com 5 audiências até agora.

Nas audiências gerais, o Santo Padre também fez diversos apelos à humanidade. Foram cerca de 120.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em mais de 40 audiências gerais, encorajou a trabalhar pela paz em lugares devastados pela guerra e, em mais de 20, dirigiu-se aos cristãos do mundo, particularmente àqueles que sofrem perseguição.

Em 15 ocasiões, referiu-se a populações atingidas por desastres naturais, epidemias e incidentes. Em 10 apelos, dirigiu-se aos migrantes, especialmente quando sofreram alguma tragédia no mar.

O Papa Francisco também se referiu explicitamente aos casos de Vincent Lambert, um francês, de 43 anos, que morreu quando foi desconectado do suporte vital que o mantinha vivo; e de Alfie Evans, um menino de quase dois anos que morreu na Inglaterra também quando foi desconectado da hidratação e alimentação que o mantinham com vida.

LOR destaca o dia em que o Papa Francisco agradeceu em uma audiência geral a religiosa Maria Concetta Esu, de 85 anos, que é missionária na África há quase 60 anos.

Na audiência de 27 de março, o Santo Padre disse que o reconhecimento que fazia naquele dia servia para “exprimir também o meu reconhecimento a todos os missionários e missionárias, sacerdotes, religiosos e leigos, que espalham a semente do Reino de Deus em todas as partes do mundo. O vosso trabalho, queridos missionários e missionárias, é grande”.

Confira também: