Os equatorianos se preparam desde hoje para comemorar a festa em honra à Virgem do Cisne, que se celebra no Santuário do Cisne, na província de Loja (sul do Equador), em 15 de agosto.

A advocação à “ Churona” –como se conhece carinhosamente à Virgem- remonta-se ao ano 1550, quando se fundou a população do Cisne. Inicialmente, os habitantes, na maioria indígenas, adquiriram uma imagem da Virgem similar à Virgem de Guadalupe de Cáceres (Espanha). Com o tempo e logo depois de ter confrontado diferentes problemas de recolocação da população, a advocação se foi convertendo na Virgem do Cisne. Os povoadores construíram o primeiro santuário em 1594.

Hoje a Basílica se localizada neste Santuário (reconstruído em 1934) espera receber a um grande número de peregrinos, principalmente equatorianos, peruanos e colombianos, que cada ano chegam até lá para honrar à “Churona”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Na Basílica se dispôs a presença de cerca de 50 sacerdotes para atender as confissões, preceder as eucaristias e dirigir a tradicional novena popular.

O pároco do Santuário do Cisne, padre Juan Guanuchí, informou que a imagem da Virgem partirá em 15 de agosto em procissão até a cidade de Loja, onde chegaria no dia 20 logo após de percorrer mais de 70 quilômetros em companhia dos fiéis. Na Catedral de Loja será recebida pelo Bispo desta cidade, Dom Hugolino Cerasuolo, e ficará nesta cidade mais um mês.