Há 65 anos, a cidade de Madri (Espanha) envia as primeiras rosas que florescem no Parque do Retiro para a Basílica de Guadalupe, no México, como um sinal de gratidão e união entre as duas cidades.

O piloto da companhia aérea Iberia, Javier Tadeo Riñón, mostrou em sua conta no Facebook como essas rosas tão especiais foram transportadas do aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas para a Cidade do México.

Segundo informam meios locais mexicanos, essa preciosa tradição começou em 1954, quando o prefeito da cidade, José María Finat, foi retido no Aeroporto Internacional da Cidade do México.

Naquela época, o México e a Espanha não mantinham relações diplomáticas e o prefeito não tinha o aval econômico necessário para entrar no país, portanto deveria passar pelo menos um dia no aeroporto mexicano. A Fraternidade Ibero-Americana no México soube sobre o contratempo do prefeito e ajudou-o a resolver seus problemas.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Como sinal de gratidão, Finat prometeu enviar as primeiras rosas que florescessem no Parque do Retiro, em Madri, para adornar Nossa Senhora de Guadalupe em sua Basílica.

Trata-se de uma tradição que se repete todos os dias 1º de junho e que continuou de 1954 até hoje.

Confira também: