Depois do encontro que teve no Palácio do Sínodo de Sófia com o Patriarca da Igreja Ortodoxa da Bulgária, Neófito, neste domingo, 5 de maio, o Papa Francisco seguiu para a Catedral Patriarcal de Santo Alexandre Nevsky para rezar aos santos Cirilo e Metódio, no contexto de sua viagem apostólica à Bulgária.

O Pontífice se deteve durante vários minutos em oração diante dos ícones da catedral e, posteriormente, aproximou-se do trono dos santos Cirilo e Metódio, patronos da Europa e evangelizadores do mundo eslavo.

Antes, no discurso que pronunciou diante do líder da Igreja Ortodoxa Búlgara, o Santo Padre assinalou que “Cirilo e Metódio, bizantinos de cultura, tiveram a audácia de traduzir a Bíblia para uma língua acessível aos povos eslavos, de modo que a Palavra divina antecedesse as palavras humanas. O seu corajoso apostolado continua a ser para todos um modelo de evangelização. No anúncio, um campo que nos interpela é o das novas gerações”.

Além disso, no discurso que pronunciou diante das autoridades búlgaras, disse que os santos Cirilo e Metódio “evangelizaram os povos eslavos e estiveram na origem do desenvolvimento da sua língua e cultura e sobretudo de abundantes e duradouros frutos de testemunho cristão e de santidade”.

“Benditos sejam os Santos Cirilo e Metódio, padroeiros da Europa, que nos servem de exemplo com as suas orações, engenho e concorde trabalho apostólico, e continuam a ser, passado mais de um milênio, inspiradores de um diálogo fecundo, de harmonia, de encontro fraterno entre as Igrejas, os Estados e os povos! Que o seu fúlgido exemplo desperte muitos imitadores também nos nossos dias e faça surgir novos percursos de paz e harmonia”.

Patronos da Europa

São Cirilo e São Metódio foram dois irmãos e religiosos que são considerados os grandes evangelizadores e apóstolos do mundo de língua eslava.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Naturais da Grécia, exerceram sua missão evangelizadora no antigo estado medieval da Grande Morávia, na Europa Oriental, no século IX.

Entre os grandes marcos de seu trabalho evangelizador está a tradução dos Evangelhos para a língua eslava, para o qual desenvolveram um novo alfabeto conhecido como cirílico e no qual são escritas atualmente quase todas as línguas eslavas.

São João Paulo II os proclamou patronos da Europa em 31 de dezembro de 1980.

Confira também: