A Catedral de Cuernavaca foi aberta novamente ao culto no dia 7 de abril, depois de um período de reforma por causa dos danos sofridos no terremoto de 9 de setembro de 2017.

Antes de celebrar a Missa de meio-dia, o Bispo de Cuernavaca, Dom Ramón Castro Castro, presidiu uma cerimônia especial, abençoando vários espaços do templo restaurado.

Cuernavaca está localizada a aproximadamente 85 quilômetros ao sul da Cidade do México, na zona central do país, e é a capital do estado mexicano de Morelos.

Em declarações ao jornal mexicano 'El Sol de Cuernavaca, Dom Castro Castro disse que é "verdadeiramente um dom de Deus poder voltar a celebrar em nossa querida Catedral" e assegurou que sua restauração "é fruto de um trabalho enorme de muitas pessoas".

O Prelado agradeceu o trabalho do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do estado de Morelos, assim como dos empresários e fiéis que colaboraram na restauração. No entanto, indicou, ainda há mais de 200 igrejas para restaurar e reconstruir.

Por volta das 13h40 (hora local) do dia 19 de setembro de 2017, um terremoto de magnitude 7,1 afetou a área central do México e causou 370 mortes, a maioria na Cidade do México e no estado de Morelos.

Durante a Missa de reabertura da Catedral, Dom Castro Castro disse que passaram "560 dias desde aquele dia tão trágico" e reiterou: "Agradeci a Deus e às pessoas e instituições que fizeram o favor de nos acompanhar para poder ter este momento depois da desgraça vivida, sofrida por tantas pessoas no dia 19 de setembro de 2017”.

Confira também: