Esta segunda-feira 31 de dezembro a Santa Sé informou que o Papa Francisco aceitou a renúncia do Diretor e a Subdiretora do Escritório de Imprensa do Vaticano, Greg Burke e Paloma García Ovejero, respectivamente.

“O Santo Padre Francisco aceitou a renúncia do Diretor e a Subdiretora do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Doutor Greg Burke e a Doutora Paloma García Ovejero”, indica o comunicado dado a conhecer hoje.

O texto informa ainda que o Pontífice “nomeou como Diretor interino do Escritório de Imprensa da Santa Sé o Doutor Alessandro Gisotti, até agora Coordenador das Redes Sociais do Dicasterio para a Comunicação”.

“Paloma e eu renunciamos e a decisão toma efeito a partir deste 1 de janeiro. Nesta etapa de transição nas comunicações do Vaticano pensamos que o melhor é que o Santo Padre esteja completamente livre para organizar uma nova equipe”, escreveu Burke em sua conta do Twitter.

“Uni-me ao Vaticano em 2012. A experiência foi fascinante. Obrigado Papa Francisco. Um abraço muito forte”, adicionou.

Por sua parte, Paloma García Ovejero escreveu no Twitter: “Termina uma etapa. Obrigado, Santo Padre, por estes dois anos e meio! Obrigado, Greg, por sua confiança, sua paciência e seu exemplo”.

Paolo Ruffini, Prefeito do Dicasterio para a Comunicação, destacou em uma declaração o profissionalismo de ambos assim como “sua humanidade e sua fé. Agradeço-lhes pela dedicação com a que desenvolveram seu trabalho”.

“Hoje, ante a que é una sua opção autônoma e livre, não posso senão respeitar a decisão que tomaram. Greg e Paloma (indicados para esta tarefa por meu predecessor, Dom Darío Edoardo Viganò) foram o primeiro diretor e a primeira subdiretora do Escritório de Imprensa depois da reforma do sistema de comunicações da Santa Sede decidida pelo Santo Padre”, escreveu Ruffini, quem também expressou sua confiança de que Gisotti poderá exercer de maneira adequada o encargo que lhe foi atribuído.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Por sua parte, Alessandro Gisotti agradeceu ao Papa Francisco “pela confiança posta em mim em um momento tão delicado para as comunicações da Santa Sé”.

Depois de agradecer o serviço do Burke e García Ovejero, Gisotti assinalou que seu encargo interino “é particularmente difícil, mas me sinto confortado por conhecer o grande valor de meus colegas do Escritório de Imprensa cujo profissionalismo e dedicação tantas vezes pude admirar”.

Burke e García Ovejero começaram a trabalhar como Diretor e Subdiretora do Escritório de Imprensa do Vaticano em agosto de 2016, depois da renúncia do Pe. Federico Lombardi, que havia ocupado o cargo durante o período de Bento XVI como Sumo Pontífice e acompanhou o Papa Francisco nos primeiros anos do atual pontificado.

Alessandro Gisotti nasceu em Roma em 24 de agosto de 1974. Tem 44 anos de idade. É o atual Coordenador de Redes Sociais do Dicasterio para a Comunicação do Vaticano. Entre 2012 e 2017 foi Subdiretor de Redação da Rádio Vaticano. Atualmente é professor de jornalismo no Instituto Pastoral Redemptor Hominis da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Confira: