O Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Dom Hugo Garaycoa, dirigiu uma mensagem aos candidatos presidenciais e ao Congresso das eleições de 2006, convidando-os a cumprir com as promessas que realizem durante suas campanhas políticas.

Dom Garaycoa assinalou a importância de fazer valer o mecanismo de revogação de modo que "cada candidato diga: eu me comprometo a fazer isto, mas, se não cumprir, que se aplique um mecanismo, como se criou para a revogação dos prefeitos. Que seja assim para todos em geral".

"Que façam suas propostas e que assinem um compromisso. Se eu não cumprir estas propostas que me tirem do cargo que ocupo, seja congressista, seja presidente, seja presidente de região, seja o que for, por isso minhas propostas devem ser concretas", adicionou em declarações à agência Andina.

O Prelado afirmou que os oferecimentos eleitorais devem estar sustentados no orçamento e nas possibilidades fiscais do país, por isso os candidatos devem fazer uma prévia avaliação antes de lançar seus planos.