‘Luigi Giussani - A Sua Vida’, este é o título da biografia do fundador do movimento Comunhão e Libertação, que será apresentada no Rio de Janeiro, no próximo dia 17 de julho, com a presença do Arcebispo de Taranto (Itália), Dom Filippo Santoro.

O lançamento desta obra acontecerá na Sala Itália do Istituto Italiano di Cultura, a partir das 18h, e também contará com a presença do jornalista e autor do livro, Alberto Savorana, e do presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi. O evento será aberto e com entrada franca.

Esta biografia do fundador de Comunhão e Libertação busca contar quem foi e como viveu Padre Luigi Giussani (1922-2005), sacerdote da Arquidiocese de Milão.  A obra reconstrói a crônica dos dias de Luigi Giussani, além de oferece aos leitores as marcas da sua herança.

Segundo indica Comunhão e libertação, no livro, “emerge como Padre Giussani faça continuamente a releitura dos fatos que lhe aconteceram, os julgue e os ofereça como sugestão para o caminho que cada um deve percorrer”.

Para escrever esta biografia, o autor partiu de fontes acessíveis, do testemunho de pessoas que conheceram o sacerdote e de tudo o que ele mesmo disse e escreveu no curso da sua longa existência.

Foram consultadas milhares de páginas inédita, como a transcrição de palestras e diálogos, anotações pessoais e correspondências com amigos, bispos, pontífices e familiares, sendo o primeiro testemunho um cartão postal escrito para o seu pai em 1935, quando “Gigetto” tinha apenas 12 anos.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Além disso, confluem nessa biografia as páginas dos livros de Padre Giussani, ricas de eventos de sua vida. Por fim, muitos testemunhos oculares ajudam a reconstruir momentos importantes, muitos dos quais até agora desconhecidos ou de contornos nebulosos.

Nesse sentido, assinala Comunhão e Libertação, “‘Luigi Giussani - A Sua Vida’ é uma tentativa de tomar o leitor pelas mãos em uma viagem no tempo, quase espectadores” dos acontecimentos da vida desta sacerdote.

O objetivo, conforme assinalam, “é para uma imersão nos acontecimentos da vida de um homem que atravessou quase todo o século XX e o início do novo milênio”.

Confira também: